quinta-feira, 10 de julho de 2014

A democracia não é feita com preguiça e indolência

Por Carlos A.B. Balladas
Voto é a maior conquista de um povo

Nesta semana teve inicio mais um período eleitoral. Reacendem-se as surradas discussões, e sobretudo as críticas daqueles que, por ignorância ou má fé, tentam desqualificar os políticos, colocando-os, todos, numa vala de lodo imundo.

As posições contra a politica e aos políticos só têm sentido se pudermos substitui-los por outras formas de instituir um Estado democrático de direito, o que, ainda, o homem não encontrou.

O artigo primeiro de nossa Constituição, em seu parágrafo único, expressa claramente o poder de cada cidadão, e nele se lê: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

É preciso, portanto, reconhecer o significado que a politica tem em nossas vidas, e que somos agentes legítimos que a configuram.

A democracia representativa tem no voto de cada cidadão a peça fundamental de seu processo de manutenção e desenvolvimento. O voto, portanto, não se constitui em obrigação, mas num ato de cidadania, que deve ser valorizado e estimulado.

Votando, ou não, a politica e os políticos continuarão a existir, portanto para mitigar todos os males da politica só há um modo de fazê-lo: por meio do voto. 

Este expressa não só a vontade do eleitor, mas a sua opinião.A cultura eleitoral brasileira faz com que o eleitor mire mais como o candidato se expressa do que no conteúdo. Conceitos, teses e programas de governo são peças que apenas decoram uma brochura escondida numa gaveta nos comitês eleitorais. O voto ideológico praticamente inexiste no universo das eleições do Brasil.

O voto é a maior conquista de um povo livre. Não usá-lo convenientemente é perder a chance de melhorar a qualidade de vida da população, e mais que isso: quem o desperdiça perde o direito da critica pelas consequências de uma eleição.

O direito ao voto, particularmente no Brasil, custou grandes sacrifícios de nosso povo. O nosso período republicano é marcado por muitas turbulências, com guerras civis, golpes de estado, torturas causadoras da morte de milhares de irmãos brasileiros.

A democracia dá trabalho, nela não há espaço para a preguiça ou indolência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário