segunda-feira, 14 de julho de 2014

Deputada estadual Ana do Carmo investe em projetos sociais

Foto: Divulgação
Por Vivian Silva 

A deputada estadual Ana do Carmo (foto), 59 anos, está no seu terceiro mandato. Entre as iniciativas dela, durante este período de vida pública, está a emenda parlamentar destinada ao projeto Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) desenvolvido pela ONG Sociedade do Sol. Atualmente, os aquecedores estão em fase de implantação em São Bernardo do Campo, por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação. 

O aquecedor permite uma redução média de 45% na conta de energia elétrica, de acordo com o presidente da ONG Sociedade do Sol, Gustavo Cherubina, 45 anos. O ASBC é instalado na parte externa da caixa d’água, o que permite o aquecimento da água que vai para o chuveiro, por exemplo. O equipamento tem um custo que varia de R$ 450 a R$ 650. 

“O ASBC ou aquecedor solar popular é uma tecnologia social e ecológica, que significa que ele não é vendido, nós ensinamos as pessoas a construírem este equipamento”, conta o presidente. Segundo ele, o curso para aprender a montar o equipamento dura apenas um dia. 

De acordo com Ana, alunos do Movimento de Alfabetização (MOVA) e do programa Mulheres Pedreiras foram voluntários no projeto de capacitação, para instalação dos aquecedores em regiões carentes de São Bernardo do Campo. 

Para a deputada, conhecer a ONG, composta por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), foi gratificante. “É um projeto muito bonito, de cunho social impressionante. Quem já tem o aquecedor em casa consegue diminuir bastante o consumo de energia elétrica, gerando, por tabela, uma ‘renda’ que pode ser utilizada em outro gasto do lar”, comenta.

Alimentos Orgânicos

A produção de alimentos orgânicos também é uma das preocupações de Ana do Carmo. No ano passado, foi criada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa dos Alimentos Orgânicos e da Agroecologia.

“Essa frente é suprapartidária e já conseguiu frutos importantes, que é o caso de emendas que foram colocadas no orçamento do Estado voltadas exclusivamente para esse setor”, conta a deputada. Para a parlamentar, o cuidado com a alimentação reflete diretamente na saúde, com a prevenção de doenças. 

Espaço aberto a todos os candidatos aos cargos eletivos de 2014. Interessados em apresentar suas ideias e propostas aos leitores do Ponto Final escrevam para redacao@pfinal.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário