segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vendas à vista sobem 20% aponta Associação Comercial de São Paulo

Por Ana Cecília Panizza - Associação Comercial de São Paulo

O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) referente à 1ª quinzena de agosto aponta que as vendas à vista saltaram 20,3% ante o mesmo período de julho na capital paulista. Elas são medidas pelo ICH (Indicador de Movimento de Cheques). A forte alta foi puxada pelos presentes para o Dia dos Pais, como roupas e produtos de perfumaria, além de artigos da moda Outono-Inverno diante das quedas de temperaturas durante esses 15 dias.

O resultado também é explicado pela base fraca de comparação, já que em julho o varejo foi prejudicado pela Copa do Mundo, que reduziu os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.


Já em relação à 1ª quinzena de agosto do ano passado, as vendas à vista aumentaram 2,2%, segundo o Balanço de Vendas, que é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP. “Esse crescimento de 2,2% em relação a 2013 mostra que o desempenho das vendas de menor valor voltou ao normal, ao ritmo de 2014. Tanto é que no acumulado janeiro-julho o aumento foi de 2%. Porém, os dados não podem ser projetados para todo o mês de agosto, já que esse balanço é uma fotografia do momento”, diz Rogério Amato, que é presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP) e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Na 1ª quinzena de agosto, as vendas a crédito - medidas pelo IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo) - aumentaram 6,7% em comparação com o mesmo período de julho. Elas foram impulsionadas pelas liquidações de bens duráveis (como geladeiras e fogões) e pela base fraca de comparação, já que o mês de julho foi afetado pela Copa.

Em comparação com 2013, as vendas a prazo no período caíram 3,8%. Elas foram prejudicadas pela atual conjuntura econômica, com alta dos juros para combater a inflação, desaceleração do crédito à pessoa física e baixa confiança do consumidor.

Inadimplência

O IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes), que mede a entrada de registro de consumidores inadimplentes, caiu 9,2% na 1ª quinzena de agosto ante o mesmo período de julho. O recuo é sazonal: a tendência após agosto é de queda, diante de recebimentos de parte do 13º salário e de benefícios aos aposentados, por exemplo. Já na comparação anual houve um aumento de 5,2% na inadimplência, refletindo as dificuldades do consumidor para pagar seus carnês diante do orçamento comprimido pela alta da inflação – principalmente dos alimentos.

O IRC (Indicador de Recuperação de Crédito), que aponta os cancelamentos de dívidas, apresentou aumentos de 3,9% ante julho e de 2,3% em comparação com 2013, configurando leve propensão a alta da inadimplência.

Porém, o Instituto de Economia observa que a inadimplência apresenta pequenas oscilações. O indicador ora tende a alta e, ora, a queda – cenário que está dentro da normalidade mas que exige cautela por parte dos emprestadores, do comércio e dos consumidores.

Os dados do Balanço de Vendas da ACSP são feitos a partir de amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

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