segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Aécio mais que dobra intenções de votos no Ceará

Por Carlos A.B. Balladas
Chegamos à reta final do primeiro turno de uma campanha eleitoral com grandes surpresas.Aécio Neves,depois de quase abandonar sua posição, vê, nestes derradeiros dias, sua candidatura ganhar fôlego e musculatura, com reais chances de chegar no dia 5 de outubro empatado tecnicamente, ou mesmo à frente de Marina Silva.A pesquisa do DataFolha do estado do Ceará confirma, mais uma vez, as pesquisas nacionais, isto é, uma desidratação constante da Marina Silva. 
Reproduzimos abaixo texto do blog Tijolaço sobre o assunto.



Pesquisas ainda vão segurar Marina? Aécio será o Lázaro da direita?

22 de setembro de 2014 | 11:49 Autor: Fernando Brito

dataceara

Hoje a amanhã serão dias de grande ansiedade na campanha.
Os boatos vão se espalhar a toda a velocidade.
Porque a mídia está completamente atarantada com a rapidez da dissolução da candidatura Marina Silva.
rejeicearaDatafolha publicado hoje sobre o Ceará dá mostra desse processo.
Em pouco mais de duas semanas, Marina cai de 24 para 18%, o que é perder um a cada quatro eleitores.
Exatos ou não os números, Aécio  vai aparecer bem perto da ex-senadora nas pesquisas Vox Populi, hoje, e Ibope, amanhã.
A direita percebeu que Marina está se desfazendo e teme que isso se dê de forma tão forte que não possa ser controlada.
A rejeição à candidata fundamentalista, na pesquisa do Datafolha entre os cearenses, dá um incrível salto de 20 para 31%.
É muito, demais para que seja um fenômeno exclusivamente local.
Já começaram, até, a surgir “teorias da conspiração”, curiosíssimas.
Lauro Jardim, na Veja, ao registrar que pesquisas do PSDB e PT indicam uma aproximação de Marina, descendo forte, e Aécio, subindo poderiam ser “uma operação combinada entre o PT e a Vox para alavancar Aécio”.
Só, ao que parece, se tiver sido combinada também com o Datafolha, o Ibope, o Sensus, o Datatempo e todos os outros que estiverem captando o obvio: a onda Marina está em pleno refluxo.
É difícil “calibrar” estes processos metóricos, tanto para cima quanto para baixo.
Mas é possível sentir que a situação é séria e apavora o núcleo marinista.
A candidata sabe que está nas mãos da mídia.
Sua sorte, a sorte que ainda tem, é de que Aécio é um candidato muito ruim.
Do qual, aliás, o jornalista Luiz Fernando Vianna faz, na Folha de hoje, um impiedoso mas veraz retrato, ao recordar a frande do folclórico técnico de futebol de praia Neném Prancha e uma de suas antológicas frases, a que diz que jogador de futebol tem de ir na bola “como quem vai num prato de comida”:
“Dilma e Marina merecem várias críticas, mas têm a seu favor a gana de viver e vencer de quem já sentiu o cheiro da morte. A primeira sobreviveu às torturas e à prisão na ditadura militar; a segunda, tal qual Lula, superou a pobreza extrema. Estão na campanha com fome.
O bem nascido Fernando Henrique também era guloso porque via o topo do poder como o único lugar à sua altura. Aécio já entrou na vida pública como neto de presidente (não empossado, mas eleito). Parece satisfeito com o muito que tem. Prato de comida, para ele, é o dos restaurantes de luxo que frequenta no Rio”.
A grande maravilha do processo social é a de que, quanto mais a mídia e os donos da “vontade popular” o tentam manipular, mais ele prova que tem uma força imensa, que desmancha, com o tempo,  todas as prestidigitações dos  feiticeiros da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário