segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PMDB agoniza em Santo André

Por Carlos A.B. Balladas

O PMDB andreense segue o caminho de seu conterrâneo  PSDB e deve não ter representação alguma na Câmara de Vereadores a partir de 2016.
O seu maior expoente, o vereador José de Araújo, hoje, o parlamentar que mais tempo exerceu a vereança no ABC, está prestes a deixar o partido, pela qual foi eleito pela primeira vez em 1972, quando a sigla era MDB - apelidado pelo povo de ManDa Brasa - e abrigava em seus quadros gente como Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Amaral Peixoto e Mário Covas.

Saída de Araujo marca morte do PMDB andreense
O PSD (Partido Social Democrático) , partido criado e liderado por Gilberto Kassab, hoje gozando de total confiança de Dilma Rousseff e demais líderes do PT, abrigará José de Araujo, bem como outros políticos com mandato e tantos mais que desejam ocupar uma das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores.
O PSD, liderado na cidade pelo atual secretário de obras (e de outras atividades) da Prefeitura, Paulinho Serra, tem seus membros circulando na cidade a procura de candidatos a vereador.
As conversas decorrem de forma curiosa, vale ressaltar: os "caça-candidatos" são membros do PSD, convidam pessoas a serem candidatas, declaram até o valor destinado à campanha eleitoral ao interlocutor, mas não deixam claro o partido que representam.
Como já informado neste blogue, Paulinho Serra, sonha, deseja e faz movimentos para fazer parte da chapa majoritária liderada por Carlos Grana, que certamente buscará a reeleição. Paulinho age para  desalojar Oswana Fameli (ainda filiada no decadente PRP) do posto de vice-prefeita, e ocupar sua cadeira em 2016, e daí consolidar seu nome como candidato a prefeito em 2020. Para tanto, tenta convencer Oswana a ser candidata a vereadora, e faz promessas de seu  apoio pessoal e uma campanha com grande estrutura e milionária.
José de Araujo, por sua vez, vê um futuro incerto no PMDB. Em 2012, por pouco não se elegeu, pois o partido obteve um dos piores desempenhos de sua história em Santo André, a par de ter o vereador com o maior número de sufrágios da cidade, Sargento Juliano, que se encontra inelegível por contra de processo criminal.
Os sinais estão claros do itinerário de Araujo: apoiou um amigo, Antonio Goulart, vereador paulistano a se eleger deputado federal pelo PSD, e tem dito a quem deseja ouvir que aposta em Paulinho Serra como vice-prefeito na chapa do PT andreense nas próximas eleições.
Sem Juliano e sem Araujo, dificilmente o PMDB de Santo André terá representante no legislativo municipal, o que seu atual presidente, Nilson Bonome, dá a entender que não tem preocupação alguma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário