terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Passe escolar vira suplício em Santo André

Por Vivian Silva  

Para conseguir o benefício do Passe Escolar Gratuito (PEG), os estudantes e responsáveis têm enfrentado uma enorme fila na Associação das Empresas do Sistema de Transporte Público de Santo André (AESA), pois antes das passagens serem liberadas, é necessário realizar ou atualizar o cadastro no local. Nesta terça-feira (3), algumas pessoas aguardavam há mais de 8h para serem atendidas. 

De acordo com Tânia Cristina Sivero, que estava desde às 7h20 na AESA, ou seja, já esperava por mais de 8h, “não há justificativa para a demora”. No local, há apenas um cartaz informando que serão distribuídas 350 senhas para atendimento, por dia.
Pessoas aguardavam há mais de 8h para serem atendidas | Foto: Vivian Silva
Segundo Vera Lúcia Ribeiro Soares, mãe da Thaís Soares de 14 anos, “a primeira pessoa que estava na fila chegou às 3h20 da manhã. Eu cheguei às 6h50, peguei a senha número 150”, e até às 15h30 ela ainda não havia sido atendida. 

As pessoas da fila estão sendo direcionadas para uma triagem num auditório localizado no estacionamento G2 do Grand Plaza Shopping. No local, diversas pessoas também aguardam atendimento. Ainda de acordo com Vera, após checagem da documentação são liberadas 50 pessoas, por vez, para retornarem à AESA, que fica no andar térreo. 

A reportagem do Ponto Final procurou o diretor geral da AESA, Luiz Marcondes Freitas Júnior, para comentar a situação, mas até o momento (17h45 de 3/2) não houve retorno.

Vale lembrar que menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável, para não perderem a “viagem”, como foi o caso do estudante João Vitor Meirelles Natividade, 16 anos, “eu fiquei das 9h até à 1h da tarde, para falarem que precisava vir o responsável, porque não falou lá atrás”, desabafa.

Triagem de documentos é realizada num auditório no estacionamento | Foto: Vivian Silva
O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, também foi procurado para comentar o caso, sua assessoria de imprensa informou apenas que “a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, esclarece que não tem gerência administrativa em relação ao atendimento da AESA”.

Para cadastro na  AESA é exigido cópia do RG, comprovante de endereço atual (com no máximo três meses), formulário preenchido, carimbado e assinado pela instituição de ensino. Também é necessário pagar cinco tarifas de passagens vigentes, isto é, R$ 17,50.  A AESA fica na Avenida Industrial, 600, Conjunto 1C. Para mais informações acesse www.aesanet.com.br.





Nenhum comentário:

Postar um comentário