quinta-feira, 30 de abril de 2015

Construção de nova ciclovia andreense começa em maio

Custo será de R$ 192 mil por quilômetro 

Por Vivian Silva 

Ciclofaixas de lazer passam a funcionar das 7h30 às 13h30 | Foto: Anderson Pedro/PSA
Santo André ganhará mais 35 quilômetros de ciclovias até 2017, as rotas cicloviárias serão implantadas em oito etapas (veja abaixo), com início das obras na primeira quinzena de maio. A fase inicial ligará o Centro de Santo André à Vila Luzita. As informações foram divulgadas pelo prefeito Carlos Grana e o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, nesta última quarta-feira (29), durante coletiva de imprensa no prédio do Executivo. 

Atualmente, cerca de 700 ciclistas, por dia, vêm em direção ao centro, por isso, a primeira fase da obra fará a ligação da Estação Prefeito Celso Daniel, com Avenida Queirós dos Santos, Avenida Santos Dumont, Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo e Estrada do Pedroso (rota 1 - 10 quilômetros). A previsão é que este trecho cicloviário seja concluído em 90 dias, após início das obras. 

De acordo com o secretário, a implantação das ciclovias terá baixo investimento financeiro. “Nós conseguimos chegar ao valor de R$ 192 mil, por quilômetro, o que coloca Santo André nas ciclovias mais baratas do Brasil, no mesmo padrão que tem, por exemplo, Sorocaba, que é a maior referência de cidade com ciclovia no País”, garante Serra. 

A verba para implantação das rotas cicloviárias será proveniente do Fundo Municipal de Trânsito, recurso que só pode ser utilizado em políticas públicas desta natureza. 

Santo André já conta com 11,18 quilômetros de ciclovias, com as novas rotas o município terá quase 50 quilômetros destinados aos ciclistas. Após conclusão da rota 1, a segunda fase das obras deve ser realizada na Avenida dos Estados e Avenida Presidente Costa e Silva (12,5 quilômetros).

Corredor Verde
Além das ciclovias, a Avenida Prestes Maia e Rua Adriático terão a revitalização das áreas verdes, em projeto semelhante ao Corredor Verde, realizado na Avenida das Nações.

Ciclofaixas de lazer 
As ciclofaixas de lazer, implantadas em janeiro deste ano, têm mudança no horário, a partir deste domingo (3), e passam a funcionar das 7h30 às 13h30, com antecipação em uma hora. 

Segundo Serra, a mudança é devido a avaliação da demanda. “Em torno de 8h da manhã os cones já estão colocados e percebemos que as pessoas ficavam esperando, algumas já pedalando (antes do horário inicial) e notamos também uma queda brusca no número de ciclistas, após às 13h30”, explica. 

Outra novidade anunciada é o projeto de lei que institui as ciclofaixas de lazer e a Pedalada Noturna como programas do município. Documento será enviado à Câmara Municipal na próxima semana. 
_____________________________________________________________________________

Rotas cicloviárias a implantar 
  • I – Ligação Estação da CPTM Prefeito Celso Daniel – Avenida Queirós dos Santos/Av. Santos Dumont/Av.Cap Mário Toledo de Camargo/Estrada do Pedroso – 10 km 
  • II – Avenida Firestone – 1,5 km
  • III – Rua Jorge Beretta – 1 km
  • IV – Ligação Rua das Figueiras/ Avenida Lauro Gomes /Rua das Figueiras/Av. Padre Manoel da Nóbrega/Av. Lino Jardim/Av. Atlântica – 5,4 km
  • V – Avenida dos Estados/Avenida Pres. Costa e Silva – 12,5 km
  • VI – Avenida Prestes Maia – 3,9 km
  • VII – Rua Adriático – 1 km
  • VIII – Avenida Lauro Gomes – 5 
_____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário