quinta-feira, 2 de abril de 2015

Reinauguração da Chácara Pignatari ocorre na próxima quarta-feira

Festa de reabertura terá diversas apresentações artísticas

Por Vivian Silva
Pista de skate é construída em 437 metros quadrados | Foto: Vivian Silva

No aniversário de Santo André, celebrado em 8 de abril, a população ganha a reabertura do Parque Antonio Pezzolo, conhecido como Chácara Pignatari (Avenida Utinga, 136 - Vila Metalúrgica), fechado para reforma desde o ano passado. Nesta última terça-feira (31), o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, acompanhado de uma equipe técnica, esteve no local, para vistoriar as obras. Entre as novidades do parque, destaque para a pista de skate, que promete ser referência na região.

Com exclusividade, o Ponto Final acompanhou a vistoria e conferiu em primeira-mão os novos espaços do local, entre eles, estão: coreto, campo de malha, área para slackline (esporte de equilíbrio sobre uma corda), redário e área para animais.

Já a festa de reinauguração, a partir das 10h, contará com diversas apresentações artísticas como: Orquestra de Violeiros de Santo André, Escola de Samba Tradição de Ouro do ABC, Groove na Chapa Brass Band, Coro da Cidade, entre outros.  A programação inclui ainda feira de artesanato e a presença do skatista Sandro Dias, o Mineirinho.

Pista de skate   

Porém, “a cereja do bolo” do Pignatari será a pista de skate, construída em 437 metros quadrados. De acordo com o arquiteto e skatista, Vinicius Godoy dos Santos - um dos responsáveis pelo desenho da pista, juntamente, com o engenheiro Caio Peres - o local atrairá diversos amantes do esporte. “Fizemos uma pista aqui, que a gente diz overall, para todos os tipos de skatistas, tanto para quem anda street, quanto para quem anda vertical, valorizamos toda essa gama de skatista”, explica.

A construção da pista é realizada por estrangeiros. Segundo o arquiteto, no Brasil não há ainda mão de obra especializada nesse serviço. Apesar da inauguração do parque ocorrer na próxima quarta-feira (8), a utilização da pista só será possível no fim do mês, para não danificar o concreto, que está em processo de “cura” (secagem).

De acordo com o prefeito Carlos Grana, “pessoas da equipe do (skatista) Mineirinho ajudaram em toda ação (do local), para que pudesse ser uma pista de referência. Queremos trazer, num futuro breve, algumas competições para serem realizadas na pista do Parque Pignatari”, antecipa.

Novidades

O parque será ainda monitorado 24h, por 32 câmeras, contará com nova comunicação visual e receberá lâmpadas de LED, medida que trará economia aos cofres públicos, conforme explica o secretário, ao comparar a iniciativa já implantada no parque Celso Daniel. “Nós gastávamos R$ 12 mil por mês, com a conta de luz e, hoje, pagamos menos de R$ 6 mil e com uma luminosidade 35% maior. Então, o Pignatari vai para este mesmo caminho”, garante Serra.

Além disso, o local conta com quadra poliesportiva, quadra de tênis, quadra de basquete, espaço específico para dança, revitalização da pista de caminhada, reorganização da academia, com inclusão de equipamentos específicos para prática de street workout, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário