quinta-feira, 23 de julho de 2015

Designers criam equipamento para reutilização de água do banho

Os designers criaram produto de fácil construção para reaproveitamento de água do banho em residências.

Alunos do Istituto Europeo di Design - IED São Paulo realizaram a primeira apresentação pública nesta última terça-feira (21) do "Projeto Flui”, que engloba a reutilização da água do chuveiro. A novidade foi apresentada durante o Encontro Nacional dos Estudantes. O projeto foi realizado junto com professores, o designer Jaakko Tammela e a agência Design Questto|Nó. A iniciativa foi também pensada para que os próprios cidadãos desenvolvam o mecanismo.


Equipamento responsável pelo reuso da água do chuveiro | Foto: divulgação.

O sócio-fundador da Questto|Nó, Barão Di Sarno, ressalta o baixo custo e a facilidade das pessoas utilizarem o equipamento. "Mais do que criar soluções de longo prazo que dependam do poder público ou da iniciativa privada, acreditamos no empoderamento das pessoas, que podem mudar realidades a partir de atitudes", afirma.

Partindo do conceito de reuso e represando a água do chuveiro no box, foi criada a “bomba hack” que segue a proposta de um mecanismo portátil de bombeamento de água, a partir de materiais baratos e facilmente encontrados em qualquer loja de materiais de construção.

A iniciativa surgiu da ideia de que o Design deve sempre pensar em como melhorar a vida das pessoas. Um dos idealizadores do projeto e especialista em inovação sistêmica Tammela, explica que a solução foi pensada como algo da sociedade para a sociedade. "Por isso, desde o início, montamos um grupo de profissionais, estudantes e interessados, com encontros físicos e virtuais, atuando em rede", explica. Nos encontros surgiu o “Projeto Flui”, que seguiu três conceitos: captação, armazenamento e transporte.

O “Projeto Flui” foi desenvolvido com a participação de especialistas convidados de ONGs e empresas. Houve ainda uma importante pesquisa de campo para entender como a questão da falta d'água impacta o dia-a-dia dos moradores de São Paulo.

Além da construção da bomba, os alunos do IED São Paulo escreveram a apresentação do projeto, produziram um vídeo de como montá-la e criaram um manual de instruções. Todos esses materiais serão disponibilizados para a população no portal do projeto, em fase de finalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário