terça-feira, 28 de julho de 2015

Escolas do Programa Reágua reduzem o consumo de água

Levantamento do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) aponta que quase 80% das escolas municipais que participam do Programa Estadual de Recuperação de Águas (Programa Reágua) conseguiram reduzir o consumo. Das 73 escolas que integram o Reágua, 57 conseguiram diminuir o gasto com água, comparado com o mesmo período de 2012, no início do programa. A análise utilizou dados de junho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2014 e de março de 2015.

Torneiras foram trocadas por modelos temporizados, que economizam água | Foto: divulgação

De acordo com o Semasa, por meio do Departamento de Manutenção e Operação (DMO), foram substituídas 27 torneiras simples por modelos temporizados, em 11 creches e 15 Emeifs em maio, o que marcou a conclusão da primeira fase desta ação. Os modelos temporizados são mais econômicos que os convencionais. Além disso, foram instalados reguladores de vazão e flexíveis em algumas destas unidades. 

Ao mesmo tempo, a autarquia realizou uma varredura nas redes de água com um aparelho que permite localizar vazamentos subterrâneos e também instalou hidrômetros telemétricos, o que permite o monitoramento do consumo à distância. A intenção do Semasa, é contemplar todas as escolas com a substituição das peças hidráulicas ainda neste ano. 

Outra novidade em relação à economia de água é a iniciativa da equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) do Semasa, com apoio da Companhia Regional De Abastecimento Integrado De Santo André(Craisa), que realizará palestras com as merendeiras das unidades escolares para conscientizá-las sobre o consumo responsável da água. As profissionais também serão levadas a uma visita a Estação de Tratamento de Água Guarará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário