terça-feira, 21 de julho de 2015

Pesquisa eleitoral no ABC:vazam resultados

Por Carlos A.B. Balladas

Que as eleições que se avizinham  para a escolha de prefeitos e vereadores será uma das mais disputadas da história do Brasil ninguém tem dúvida disso.

As ocorrências das eleições nacionais, os processos por corrupção, o esfacelamento das instituições partidárias, as legiões de ignorantes políticos que disseminam ódio apenas, entre outros fatores, formam um caldo fervente no caldeirão político, cuja temperatura só tende a aumentar. O debate politico, com certeza, transcenderá os limites das questões locais, com eventos nacionais ganhando destaque entre candidatos a prefeito e vereadores.

Na região do ABC não será diferente.



Outro componente importante na corrida eleitoral são as pesquisas de intenção de voto. Há muito ganharam importância desmedida, passando a ser, em inúmeros casos, determinantes na formação da opinião dos eleitores.

No próximo domingo, visando iniciar a formação de um painel do pleito de 2016, o jornal diário mais antigo em circulação, o Diário do Grande ABC, deve publicar em sua edição impressa pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope.

Algumas surpresas, e outras nem tanto, são apresentadas.

Em Santo André, o ex-prefeito Aidan Ravin, hoje no PSB, aparecerá à frente do atual mandatário Carlos Grana (PT), com Raimundo Salles, ainda sem partido definido, em terceiro, e os demais sem expressão numérica.

Alex Manente, deputado federal paulista pelo PPS, lidera, no momento, as intenções de voto na cidade de São Bernardo do Campo, seguido deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e Tarcisio Secoli (PT).

Paulo Pinheiro (PMDB), atual prefeito de São Caetano do Sul seria o derrotado pelo ex-prefeito José Auricchio Jr, ainda no PTB, se a eleição fosse hoje.

O único prefeito que conseguiria se reeleger, segundo a pesquisa do Ibope, seria o de Mauá, Donisete Braga (PT).

Muitos destes candidatos já correm para encomendar milhares de exemplares da edição do periódico.

Domingo vai chover jornal no ABC.

A conferir.





3 comentários: