quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Araujo se desfiliará do PMDB nesta sexta

Por Carlos A.B. Balladas

Nilson Bonome, presidente do PMDB andreense sofre derrota acachapante no Tribunal regional Eleitoral e José Araújo, vereador, consegue autorização da corte para desfiliar-se do partido.

Araujo não comenta o caso com alegria: "O PMDB foi o meu único partido, desde 1972, quando me elegi vereador pela primeira vez, mas foi inevitável a minha saída"

Araujo derrota Bonome também em tribunal.

Entenda o caso

Nilson Bonome foi candidato a prefeito na cidade de Santo André  pelo PMBD em 2012. A legenda fora conquistada no partido com pouco diálogo com os vereadores do partido - José Araújo e Sargento Juliano - o que desagradou  o primeiro.

Araujo, então, sentindo-se perseguido por Bonome, cortou relações com o mesmo.

Ao termino da campanha, Bonome levou uma acusação contra Araujo à Comissão de Ética do Diretório Estadual do PMDB, alegando infidelidade partidária. O mote da petição era o da não inclusão do nome do candidato majoritário (Bonome) no material de campanha de Araujo, que se lançara, mais uma vez, candidato à vereança.

A Comissão de Ética reuniu-se apenas uma vez, em dezembro de 2013, para analisar o caso, não mais se manifestando, portanto, há 20 meses.

Araujo, por outro lado, constatando a total incompatibilidade com a direção municipal do partido, e alegando perseguição política, deu entrada na Justiça Eleitoral em pedido de autorização para sua retirada do PMDB.

Nilson Bonome, entre outros motivos, não conseguiu provar que tenha feito um santinho sequer com o nome de Araujo, mesmo este fazendo parte da chapa que o apoiava. O vereador, por sua vez, provou que incluiu o nome do candidato a prefeito em todos os materiais que mandou executar às suas próprias expensas.

O processo teve o seu fim hoje, com a corte, por unanimidade, concordando com a tese do vereador, isto é, que ele é perseguido pelo presidente municipal.

Antes disso, a promotoria Eleitoral Regional já havia manisfestado ao tribunal a veracidade das alegações de Araujo, bem como o juiz relator do caso. Por seis votos a zero, a corte concede, portanto, o direito de José Araujo encontrar outra legenda que o acolha sem correr o risco da perda de mandato.

"Entrego a minha desfiliação já nesta sexta-feira", confirma Araujo.

3 comentários:

  1. Boa noite Balladas, creio que o PMDB e o Nilson Bonome tem direito de resposta perante esta matéria, pois está destoante com a realidade e a veracidade ao qual foi posta nesta matéria, deixando de ser uma mídia manipuladora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este espaço é democrático. O Bonome e outros fiquem à vontade para expressarem suas posições.

      Excluir
  2. ARAUJO PEDIU PMDB CONSENTIU
    Redator do jornal Ponto Final não foi correto em suas considerações. Não houve derrota acachapante do Sr. Nilson Bonome, a decisão unânime do TRE foi decorrente de negociação, de acordo prévio entre o Vereador e o PMDB, ele pediu para sair sem perda de mandato e o partido consentiu.
    A ação do parlamentar ao TRE, inadequadamente rotulada de perseguição, foi medida preventiva para preservar o seu mandato, pois a Comissão de Ética e Disciplina acolhera representação por infidelidade, julgara procedente e estava em via de ser homologada pelo Diretório Estadual.
    O acordo citado foi um gesto de boa vontade, mas não descaracteriza a natureza da representação imputada ao vereador, não pode ser reduzida a argumentação simplista de confecção e distribuição de santinhos.
    Ele reincidente, em 2012 abandonou o candidato do Partido, nas eleições de 2004 e 2008, fez a mesma coisa, ignorou a decisão da Convenção Municipal, trabalhou contra os candidatos do partido, fez campanha e subiu nos palanques dos candidatos a prefeito de partidos adversários.
    Em 1992, contrariou decisão prévia do Diretório Municipal, impediu que empresário da Cidade fosse lançado Candidato a prefeito do PMDB. Por estes e outros motivos, vereador José de Araujo não é vítima! É hora de pensar na reconstrução do PMDB.
    Vire-se a página.

    Milton Lopes Santa Bárbara, Secretário Geral do PMDB do Diretório de Santo André

    ResponderExcluir