terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pedestres de SBC ganham placas que iluminam faixas

De Niceia de Freitas - Secom PMSBC


A segurança para motoristas e pedestres está cada vez mais em evidência no trânsito de São Bernardo do Campo, que acaba de reforçar a segurança de motoristas e pedestres no entorno do Paço Municipal, onde duas placas luminosas foram instaladas embaixo do Viaduto Lucas Nogueira Garcez. Em caráter experimental, a expectativa da Secretaria de Transportes e Vias Públicas é ampliar, a partir de 2016, o projeto para os principais cruzamentos na cidade. Estão em estudo os pontos que têm grande demanda por travessia de pedestres.



Motoristas e pedestres têm mais segurança. Foto: Raquel Toth


As placas, que têm imagem estilizada de um homem atravessando uma faixa, com o fundo azul, são iluminadas à noite com lâmpadas de LED (diodos emissores de luz), instaladas na base do painel, e que refletem a luz na faixa para pedestres no chão. Esse tipo de equipamento é comum em países como a Alemanha.

De acordo com a chefe de projetos de Engenharia de Tráfego Regina Romão, as placas dão maior visibilidade nos pontos mais escuros, já que a iluminação é refletida em uma grande área de abrangência da travessia. Além de pedestres, a placa pode ser vista ao longe pelo motorista. “São medidas que reforçam a sinalização e podem evitar atropelamentos, pois o dispositivo deixa motoristas e pedestres mais alertas”, explicou.

São Bernardo investe constantemente em medidas que priorizam a segurança de pedestres e reduzem acidentes de trânsito. Está em andamento na cidade a revitalização e manutenção da sinalização horizontal (pintura de solo) e vertical, que compreende implantação de semáforos, de placas de advertência, acessibilidade, travessias elevadas e redutores de velocidade. Em três meses, de agosto a outubro, as intervenções alcançaram 18 mil metros quadrados de extensão em diversas ruas e bairros de São Bernardo.

“Além de preservar vidas, as medidas ordenam e dão mais fluidez ao trânsito”, acrescenta o diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego Maurício de Souza Pereira. Outras medidas relacionadas à segurança no trânsito são as campanhas de educação e conscientização que ocorrem ao longo do ano.

Como resultado das diversas ações, São Bernardo reduziu acidentes de trânsito em mais de 50% em quatro anos. Foram 10.268 acidentes em 2010, contra 4.597 no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário