segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Repórter do Ponto Final recebe Prêmio Destaque de 2015

Por Vitor Lima

Na última sexta-feira (11),  a ONG ABCD’S realizou a entrega no 9° Prêmio Destaques LGBT 2015, no anfiteatro Heleni Guariba de Santo André. Os ganhadores foram personagens que se destacaram na luta contra a homofobia e transfobia. Uma das premiadas foi a Vivian Silva, repórter do jornal Ponto Final e da revista Dia Melhor. 

Vivian destacou-se pela atuação nos dois veículos com matérias que abordaram os preconceitos e dificuldades que os transexuais e os homossexuais enfrentam no cotidiano. Na edição de outubro da Dia Melhor, Vivian foi responsável pela matéria “Gêneros e diversidade na mira dos fundamentalistas”, na qual abordou as polêmicas do assunto e como a questão de gênero é tratada na área educacional.

Os homenageados no 9° Prêmio Destaques do Ano da ABCD'S | Foto: Vitor Lima
“Fico muito feliz em receber este prêmio, pois eu acredito que o jornalismo deve também colocar em pauta questões relevantes e que contribuam para a construção de uma sociedade mais igualitária e, consequentemente, mais humana”, afirma Vivian.

Marcelo Gil, presidente e fundador da ONG, entrega o prêmio à Vivian | Foto: Vitor Lima

Entre as matérias para o jornal, a jornalista também deu voz à Scarlet, transexual que ao procurar o sistema de saúde público foi desrespeitada e constrangida por médicos e funcionários do Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André. A atuação da repórter repercutiu e ajudou Scarlet a ter o nome social respeitado, além de garantir a mudança para outro leito, pois o artigo 1° do Decreto n° 55.588 estabelece o direito de escolha dos leitos (feminino ou masculino), em casos como estes. 

O evento também contou com a exibição do documentário Vestidas de Noivas, além de apresentações musicais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário