sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ABC recebe ação contra a dengue amanhã (30)

O Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em parceria com as equipes técnicas das sete prefeituras e representantes da sociedade civil promovem neste sábado (30), a partir das 9h, o ato “ABC contra o Aedes”. O objetivo da ação integrada entre as cidades é orientar a população sobre como localizar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor também do zika vírus e da febre chikungunya.

A primeira atividade de 2016, que faz parte da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, envolverá equipes da Saúde e Vigilância Sanitária, Defesas Civis Municipais e Estadual, Segurança Urbana, Corpo de Bombeiros, União dos Escoteiros do Brasil/SP, lideranças comunitárias e religiosas, entre outros segmentos representativos da sociedade. 

 A concentração das equipes acontecerá na Rua Afonsina, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, no cruzamento com a Rua Ida Leone Cleto, nas proximidades da feira-livre que ocorre aos sábados no bairro. A iniciativa contará com tendas de atendimento à população com amostras das larvas e do mosquito adulto, maquetes, materiais educativos e lúdicos e personagens fantasiados. Haverá distribuição de informativos da campanha nas tendas de atendimento e ao longo do percurso de uma carreata que percorrerá as ruas próximas. 

Intenção é conscientizar a população | Arte: reprodução
Além desta ação, já está programada outra atividade regional de impacto para a segunda quinzena de fevereiro. As equipes percorrerão casas, comércios e feiras livres da região escolhida, conscientizando a população. Em março, a ação coincidirá com o “Dia D” de combate à dengue, organizado pelo Ministério da Saúde. Para abril, também está previsto novo ato regional. 

o objetivo da campanha é ampliar a participação da população, uma vez que os focos do mosquito Aedes aegypti estão concentrados dentro das residências. Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santo André, que vem sendo apontado como parâmetro para os demais municípios da região, indica que 43% dos criadouros do mosquito estão em vasos e jardins, enquanto outros 32% em materiais inservíveis, como garrafas pet e tampas de refrigerantes. Outros 13% dos criadouros estão em recipientes não removíveis, como caixas d’água; enquanto 7% se concentram em telhados e coberturas e 5% acumulados em materiais de construção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário