segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Cartórios paulistas passam a oferecer atendimento em Libras

A partir de hoje (18) todos os cartórios do estado de São Paulo contam com o Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos. A ação visa melhorar o atendimento aos mais de 585 mil deficientes auditivos do estado e é implantado em conformidade com a Lei 13146/15, que regulamenta a prestação de serviço às pessoas portadoras de deficiência. 

Iniciativa facilita o atendimentos aos deficientes auditivos | Arte: reprodução
O novo sistema passa a integrar o atendimento presencial no cartório a um intérprete de Libras que estará disponível por teleconferência. A iniciativa foi implantada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP). O presidente da entidade, Leonardo Munari, ressalta que “é preciso tratar a inclusão dos deficientes com consciência e responsabilidade, vislumbrando uma oportunidade de crescimento social e não como uma mera obrigação jurídica”. 

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos com estrutura gramatical própria, proveniente de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, realizada por meio de sinais formados pela combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário