sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Novo partido de esquerda será fundado hoje durante o Fórum Social Mundial

Por Camila Ignácio, para Desacato.info

Hoje, 22 de janeiro, um novo partido político será fundado: o Raiz Movimento Cidadanista. Trazendo como bandeira a ideologia Ubuntu de solidariedade dos africanos, o Bem-Viver (viver em aprendizado com a natureza) dos Ameríndios e o encontro do socialismo europeu com a ecologia, a 36ª sigla da política brasileira terá o processo de regulamentação iniciado às 19h, em Porto Alegre, paralelamente ao Fórum Social Mundial. Entre os fundadores do partido, que se anuncia como uma organização sem lideranças, está a deputada federal Luiza Erundina e o historiador Célio Turino.

O partido RAIZ começou a se desenhar durante a campanha presidencial de 2014, entre primeiro e segundo turno, por meio de um conflito entre colaboradores do Rede Sustentabilidade (REDE) – partido liderado por Marina Silva, que nas eleições daquele ano não conseguiu ser oficializado e levou a ambientalista a concorrer pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A principal causa da dissidência foi a declaração de apoio de Marina ao candidato Aécio Neves (PSDB) para o segundo turno.

“O Capitalismo é insustentável, haja vista situações como o desastre ambiental provocado pela Samarco/Vale/BHP, ou as mudanças climáticas, ou a absurda e irracional concentração de renda, em que, a partir de 2015, segundo a OXFAM, o 1% mais rico do planeta acumula a mesma riqueza que os outros 99%. Ao não conseguir realizar esta crítica, a REDE foi derrapando no campo programático, sobretudo nas eleições de 2014.”, critica o membro do partido RAIZ Célio Turino.

De acordo com a assessoria do partido, a organização possui 237 membros e está articulada em 25 estados, com aproximadamente mil pessoas envolvidas. Entre as principais pautas discutidas pelos fundadores estão os direitos humanos, educação, direito das mulheres, dos negros e da população LGBT. Além das realidades sociais, econômicas e ambientais do país e suas regiões.

“A alternativa possível ao modelo vigente de globalização é a construção de uma cidadania planetária, que promova a cooperação e a solidariedade. Onde prevaleçam a identidade e os interesses dos povos, a eliminação das desigualdades socioeconômicas e o intercâmbio de toda diversidade cultural. É um processo lento, relacionado ao futuro da vida no planeta.”, expressa a Carta Cidadanista, manifesto da RAIZ. O partido se diz inspirado em experiências políticas inovadoras, como o Podemos da Espanha, e se organiza de forma horizontal.

 O Portal Desacato procurou o historiador Célio Turino, que respondeu algumas perguntas sobre o Raiz Movimento Cidadanista:

Historiador Célio Turino é um dos membros do RAIZ | Foto: José Pedro Martins
 Qual a principal razão da dissidência de alguns apoiadores do partido Rede Sustentabilidade para a fundação do RAIZ Movimento Cidadanista?

Uma distância entre o que se diz e o que se faz. O Capitalismo é insustentável, haja vista situações como o desastre ambiental provocado pela Samarco/Vale/BHP, ou as mudanças climáticas, ou a absurda e irracional concentração de renda, em que, a partir de 2015, segundo a OXFAM, o 1% mais rico do planeta acumula a mesma riqueza que os outros 99%. Ao não conseguir realizar esta crítica, a REDE foi derrapando no campo programático, sobretudo nas eleições de 2014.

Qual característica vocês consideram fundamentais na diferenciação do RAIZ aos outros partidos de esquerda?

A RAiZ se constitui enquanto um Partido-Movimento, não um Partido de Movimentos, mas um Partido-Fluxo, um Partido em Processo. Isso se traduz na constituição de Plataformas Horizontais (em que todos os filiados e colaboradores) possam participar, opinar e decidir, independente de serem integrantes de estruturas de direção partidária. O Próprio conceito de direção partidária inexiste e a RAiZ se estrutura a partir de Esferas e Círculos, em composição diversa, aleatória e transitória (em que as pessoas assumem tarefas por processos que, depois de cumpridos se autoextinguem, gerando novos processos).

Como funciona a questão do peso de voto das pessoas com identidades de minorias para as decisões dos partidos?

Não atuamos sob a lógica do voto e buscamos a construção de opinião a partir do método do Consenso Progressivo, executando princípios fundentes da RAIZ, como Ubuntu ( eu sou porque nós somos) e Tekó Porã (Bem Viver), presentes nas culturas africana e ameríndia.

O partido já se posicionou quanto a situação política atual? O que ele acha da tentativa de impeachment de Dilma Rousseff?

Sim e contrariamente ao impeachment, mas mantendo uma posição de crítica clara em relação aos descaminhos do governo Dilma.

Quais as medidas que o partido aponta como essenciais na atual situação econômica do Brasil?

Expressamos os pontos econômicos essenciais em nossa Carta CIDADANISTA, como um crítica ao modelo colonial de desenvolvimento econômico, baseado na extração irrefreável dos recursos naturais e submissão à ditadura financeira. Isso implica em ações concretas que sigam em outro caminho, fortalecendo arranjos produtivos locais, novo modelo tributário (que incida sobre patrimônio, altos rendimentos e menos sobre o consumo e a baixa e média renda, bem como que promova uma Auditoria da Dívida Pública, conforme previsto na Constituição e nunca cumprido, com o agravante de, apesar de recentemente aprovada pelo congresso, foi vetada pela presidente Dilma). O Brasil não pode seguir como o país que paga o mais elevado juro real do mundo (em 2015 pagaremos mais de R$ 500 bilhões apenas em juros da dívida, ou mais de 40% do orçamento nacional) e é aí que reside o maior gargalo econômico do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário