sexta-feira, 4 de março de 2016

ABC recebe ação contra a dengue no dia 12

As atividades de conscientização sobre como localizar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti serão intensificadas no novo ato “ABC contra o Aedes”, marcado para 12 de março. A mobilização vai ocorrer no Jardim Zaíra, em Mauá, na região de divisa com Santo André e São Paulo. Os preparativos do mutirão foram discutidos pelo Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que se reuniu na tarde desta terça-feira (1º).

“O evento envolve novamente três cidades, mas desta vez contará com uma participação efetiva de São Paulo. Também teremos mais setores das prefeituras das sete cidades integrados nos trabalhos, como Educação e Meio Ambiente”, informou Homero Nepomuceno Duarte, coordenador do GT e secretário de Saúde de Santo André. 

Ação visa conscientizar os moradores | Eric Romero/PMSCS
A segunda atividade regional de 2016, que compõe a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, contará com tendas de atendimento à população com amostras das larvas e do mosquito adulto, maquetes, materiais educativos, teatro de fantoches e personagens fantasiados.

O cruzamento da Avenida Sebastião Antonio da Silva com a Avenida Presidente Castelo Branco, nas proximidades da feira-livre que ocorre aos sábados no Jardim Zaíra, vai receber a concentração. As equipes sairão da parte alta do bairro, na divisa com a capital paulista, percorrendo casa a casa até a área da feira. Paralelamente, equipes de diversas áreas da prefeitura local farão uma caminhada a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, enquanto um caminhão do Corpo de Bombeiros percorrerá as ruas próximas, seguindo depois em carreata. 

“A mobilização no Jardim Zaíra é mais uma das iniciativas do Consórcio contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, dando continuidade às ações iniciadas no ano passado”, ressaltou o coordenador do GT.

Neste ano, a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue teve sua primeira ação conjunta no dia 30 de janeiro, na região de divisa entre Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A iniciativa contou com mais de 400 agentes de Saúde, além de parceiros envolvidos na mobilização. Paralelamente, os sete municípios mantêm suas atividades de combate aos criadouros nas respectivas cidades. E no dia 13 de fevereiro participaram do mutirão nacional de combate ao Aedes aegypti, convocado pelo Ministério da Saúde. O Consórcio deve realizar mais uma atividade regional em abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário