quinta-feira, 24 de março de 2016

Grupo da Economia Solidária passa a produzir alimentos e gerar renda

“Estamos agarrando a oportunidade com unhas e dentes.” Foi com essa frase que Sandra Regina de Santana resumiu o sentimento das cinco mulheres beneficiadas com a inauguração da cozinha no Espaço Solidário, na última terça-feira (22), que fica na área externa da Central de Trabalho e Renda, na Rua Marechal Deodoro, 2316, Centro de São Bernardo do Campo. No local, as participantes do projeto produzem, vendem e aceitam encomendas de alimentos em espaço onde foram investidos cerca de R$ 35 mil para instalação da cozinha.

“Nós representamos milhares de pessoas que têm um sonho, e temos de ter responsabilidade, pois qualquer uma delas gostaria de ter essa oportunidade em espaço como esse, no Centro de São Bernardo”, completou Sandra.

Tarcisio Secoli, secretário de Serviços Urbanos, esteve presente no lançamento da cozinha | Foto: Nilson Sandre
Na inauguração, o secretário de Coordenação Governamental e também responsável pela Pasta de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, enfatizou o trabalho da Prefeitura na integração de diversos programas, como os de capacitação, de desenvolvimento econômico, reciclagem e inclusão no mercado de trabalho. “Esses projetos viabilizam o crescimento das pessoas que estão dispostas, a partir do próprio conhecimento, gerar renda.”

O projeto faz parte de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), no projeto intitulado “Ações integradas para o desenvolvimento da Economia Solidária em São Bernardo do Campo”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Hitoshi Hyodo, avalia a inauguração da cozinha não apenas como uma cerimônia, mas como o “resultado de um trabalho dessa administração e de uma equipe que se dedicou para chegar a esse empreendimento.”

Além de Sandra Regina, fazem parte do grupo de mulheres empreendedoras que assumiram a cozinha Silvia Salvino, Lucélia Nunes Ferreira, Maria de Fátima Santos Salviano e Maria José Da Silva. Silvia considera como maior vitória “ver as coisas prontas, como resultado do nosso empenho e do nosso trabalho.” As empreendedoras aceitam encomendas pelo telefone 3412-9222 ou 98519-8539 ou 95148-9056, ou diretamente no Espaço Solidário.

O Departamento de Empreendedorismo, Trabalho e Renda foi criado em 2009 com o objetivo de criar e preservar postos de trabalho que geram renda às famílias, por meio do fomento às atividades produtivas, ao emprego e trabalho, ligados ao empreendedorismo e ao cooperativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário