terça-feira, 8 de março de 2016

Museu de Santo André pesquisa história dos bairros da cidade

O Museu de Santo André Drº Octaviano Armando Gaiarsa fará o lançamento do projeto “Bairros: Incluindo memórias, Incluindo Cidadãos”, amanhã (09) às 14h. O projeto pesquisará os bairros da cidade e o resultado desse trabalho será apresentado em imagens e textos fixados em painéis que serão expostos em 15 localidades da cidade. As duas primeiras exposições acontecem em abril. No lançamento, a historiadora Suzana Cecília Kleeb, apresentará a palestra “Bairros, Interdependências com a Memória”.
                 
Lançamento, nesta quarta-feira (09), terá palestra no museu da cidade | Foto: divulgação
Contratada para fazer a pesquisa, a historiadora Marly Rodrigues afirma que o levantamento dos materiais mostra as transformações urbanas de Santo André e a integração entre o cidadão e a cidade. “Estamos procurando a memória viva, o pertencimento das pessoas com o seu lugar, a construção das relações históricas e o registro de todas as mudanças na paisagem urbana que a cidade”, pontua. Cada um dos painéis conterá uma apresentação geral da cidade, a partir do surgimento da ferrovia (São Paulo Railway), em 1867, e informações do conjunto de bairros pesquisado, com o uso de fotografias antigas e atuais.

O projeto também contará com ações educativas junto às escolas do município. Haverá palestras, oficinas e visitas mediadas às exposições. Contemplado com recursos do ProacSP, o projeto é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo André, a Associação Amigos do Museu de Santo André (Amusa) e o Governo do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário