quinta-feira, 17 de março de 2016

Nascem espécies ameaçadas de extinção no Zoo de São Paulo

Do Portal do Governo do Estado

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo está em festa! Nesta quarta-feira (16), o Zoo comemora 58 anos de existência e os últimos nascimentos de espécies ameaçadas de extinção que ocorreram no Parque e em sua nova unidade, o CECFAU (Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo).


São eles: os tamanduás-bandeiras (Myrmecophaga tridactyla), espécie típica do nosso Cerrado, e novamente a arara-azul-de-lear, que não se reproduz facilmente em cativeiro.

Tamanduás-bandeiras
Alguns indivíduos transferidos para o CECFAU chegaram ainda filhotes ao Zoo, pois foram encontrados perdidos após a morte de suas mães. Esse é o caso de um dos casais, “Luciano e Camila”, cujo filhotinho nasceu em 17 de fevereiro, forte e saudável, e está sob os cuidados carinhosos da mãe.

Já os pais “Luigi e Lara” nasceram no Zoológico de São Paulo em 2000 e 2006 respectivamente, e agora em 5 de fevereiro tiveram o seu segundo filhote, já nas novas instalações do CECFAU.

A espécie sofre muito com desmatamento, queimadas e é vítima constante de atropelamentos em nossas estradas.

Arara-azul-de-lear
O Zoológico de São Paulo mantém essa espécie no plantel desde 1996. Somente após quase 20 anos de pesquisas e dedicação conseguiu reproduzi-la. Em 2015 nasceu Teobaldo, que em breve completará 1 ano de vida.

Agora a família do Téo cresceu. Seus pais, “Francisco e Maria Clara”, realizaram a postura de mais dois ovos que foram incubados artificialmente. E nos dias 22 e 25 de fevereiro nasceram os filhotes pesando pouco mais de 20 gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário