quinta-feira, 17 de março de 2016

Tapeçaria de Burle Marx integrará exposição em Nova York

A tapeçaria de Roberto Burle Marx, instalada no salão nobre do 9º andar do prédio do Executivo, no Paço Municipal de Santo André, em breve será apreciada pelo público norte-americano. O trabalho, a maior tapeçaria produzida pelo paisagista com 26,38 metros de comprimento e 3,27 metros de altura, integrará a exposição Roberto Burle Marx: modernista brasileiro, de 6 de maio a 18 de setembro no Museu Judaico de Nova York.

Paro o prefeito de Santo André, Carlos Grana, é um orgulho para a cidade expor esse importante patrimônio em Nova York. “Trata-se da maior tapeçaria produzida por Burle Marx e que agora poderá ser conhecida pelo público do Museu Judaico”, afirma.

Tapeçaria ficará exposta em Nova York entre maio e setembro | Foto: Anderson Pedro/PSA
Para que a tapeçaria seja retirada do Paço Municipal, um Termo de Permissão de Uso foi assinado por representantes da Prefeitura e do museu norte-americano. De acordo com a arquiteta Érica Tortorelli, o acordo determinou uma série de exigências como a contratação de uma empresa especializada em transporte de obras de arte, esquema de segurança no deslocamento da obra do Paço Municipal até a sede da empresa e o acompanhamento de uma museóloga da Prefeitura no trajeto até Nova York e no retorno ao Brasil.

Ainda de acordo com a arquiteta, o empréstimo da tapeçaria foi aprovado pelos órgãos de preservação do patrimônio nos níveis municipal, estadual e nacional. Foi necessária ainda uma autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a saída da obra do País. O Museu Judaico de Nova York, em contrapartida, subsidiará a troca das luminárias do saguão do Teatro Municipal. Para tanto o valor de R$ 38 mil será destinado ao Fundo Municipal de Cultura exclusivamente para este fim.

Além da tapeçaria, que foi restaurada em 2006, o prédio do Paço Municipal de Santo André, projetado pelo arquiteto Rino Levi e tombado como patrimônio histórico estadual, tem o projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. Outro trabalho de Burle Marx no local é o painel em concreto instalado no saguão do Teatro Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário