terça-feira, 31 de maio de 2016

Falta de vitamina D aumenta no inverno

A vitamina D, hormônio esteroide lipossolúvel, é essencial para o corpo humano e importante no tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e para a manutenção do tecido ósseo. Produzida também por meio da exposição solar, a vitamina D controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. Porém, é nos meses mais frios do ano, especialmente no inverno, que a carência deste importante item é sentida com mais força pelo organismo. 

Tomar sol é importante para a produção da vitamina D no organismo | Imagem: Reprodução  
O endocrinologista do Hospital Santa Catarina (SP), Ricardo Teixeira Di Rienzo, explica os principais motivos da falta da vitamina D: “a urbanização e crescente verticalização das residências, aliada à conscientização do necessário uso dos filtros solares UVA e UVB FPS acima de 15, que reduz em 99% a penetração da radiação UVB, responsável por ativar a síntese de vitamina D, estão entre os motivos que levam as pessoas a terem maior deficiência da substância”.  

Ele esclarece também que a falta de absorção de vitamina D é ainda maior nos meses mais frios, já que muitas pessoas negligenciam a importância de tomar sol. “Pelo fato de a ausência de vitamina D, no início ser algo ‘invisível’, algumas pessoas não se dão conta dessa necessidade para o corpo humano”. 

O especialista elenca cinco problemas de saúde que a falta de vitamina D pode causar a curto, médio e longo prazo: baixa resistência a infecções respiratórias; depressão sazonal, inclusive na adolescência; fraqueza muscular; osteomalácia, que é o enfraquecimento e desmineralização de ossos maduros; e osteoporose, principalmente em idosos. 

Por meio de um exame de sangue específico é possível saber a quantidade da vitamina no organismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário