terça-feira, 17 de maio de 2016

Gramado do Bruno Daniel será reformado para as Olimpíadas

Da redação

A partir da próxima segunda-feira (23) o gramado do Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, começa a ser revitalizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com a Fifa. Uma empresa foi contratada para fazer a recuperação do campo, que será local de treinamento de seleções femininas e masculinas de futebol, ainda não definidas, dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto. Pelo cronograma do órgão, o trabalho terá duração de dois meses e será finalizado dia 23 de julho.

Entre os serviços que serão executados no gramado, a comando do COB, estão corte vertical; aeração e descompactação do solo; cobertura; plano de adubação e controle de plantas daninhas, além de demarcação e pintura das linhas do campo. Também será criado um plano de manutenção do período de utilização do espaço por parte das equipes de futebol. 

O diretor de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer, Fábio Rubson da Silva, ressalta que as intervenções serão uma “recuperação agressiva” ao gramado do estádio. O gestor adiantou ainda que, após o período de treinamento pré-Olímpico, o gramado será entregue “inteiro” à Prefeitura, inclusive com a recuperação em 100% do sistema de irrigação – o espaço é utilizado pelo Esporte Clube Santo André, time que disputará a Série A-1 do Campeonato Paulista em 2017 e a Copa Paulista durante o segundo semestre.   

Recuperação do gramado será feita pelo COB e durará dois meses | Foto: Beto Garavello/PSA
O Estádio Bruno José Daniel foi oficializado pelo COB, com aval da Fifa, como local de treinamento para a Olimpíada. Neste caso, a Administração municipal assinou Termo de Permissão de Uso, devidamente publicado na imprensa oficial em abril, sem cobrança do espaço público. No Grande ABC, também serão utilizados o Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo e o Estádio Municipal Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. 

Treinamento

Com a preparação e o replantio do gramado, o Brunão poderá ser utilizado para treinamento das seleções olímpicas a partir do dia 24 de julho, segundo o cronograma nas mãos do diretor de Esporte de Santo André. Não haverá nenhum investimento financeiro do tesouro municipal. 

Até o momento, representantes das delegações do Canadá, Austrália, Alemanha, Estados Unidos e Zimbabwe realizaram vistoria técnica no gramado andreense, mas ainda não há uma definição oficial por parte do COB. “O que foi fechado é que as seleções treinarão em todos os estádios inscritos para garantir a isonomia”, explica.

Atualmente, a Prefeitura conclui a reforma dos dois vestiários do estádio, que recentemente foi entregue revitalizado, inclusive com a reconstrução das arquibancadas. Até o momento, porém, a nova iluminação do estádio ainda não foi concluída, o que impede treinos e jogos noturnos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário