sexta-feira, 13 de maio de 2016

Prefeitura realiza segundo censo de haitianos neste sábado

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, realiza amanhã (14) o segundo cadastramento da comunidade haitiana residente na cidade. O primeiro ocorreu em 31 de janeiro de 2015 e teve a participação expressiva dos imigrantes. Neste ano, a ação começará às 10h e seguirá até as 19h30, na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João de Barros, em Utinga (Rua Londres, 444). Em seguida, haverá apresentação cultural organizada pelos integrantes da comunidade em comemoração ao dia da bandeira daquele país.

Com a iniciativa, a Administração quer traçar perfil da comunidade que está instalada na cidade e, dessa forma, detectar carências e planejar ações que atendam as necessidades do grupo. A ficha cadastral, que será preenchida na hora, solicita informações, como idade, estado civil, se possui filhos, se tem interesse em estudar, nível de escolaridade, religião e se está inserido no mercado de trabalho.

Quem comparecer ao local receberá, ainda, informações sobre opções de cursos gratuitos profissionalizantes, por meio da Secretaria de Educação na atividade. Há opções nas áreas de alimentação, construção civil, imagem pessoal, tecnologia da informação, comunicação (informática) e administrativa. Além do curso de produção de eventos oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

A ação disponibilizará ainda monitoramento da saúde, com a realização de exames de diabetes e aferição de pressão, por meio de parceria com a Secretaria de Saúde. Também será realizado cadastro para emprego e emissão da carteira de trabalho para quem levar a documentação necessária – RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) e foto 3x4, ações em parceria da Secretaria do Trabalho com a Delegacia Regional do Trabalho de Santo André.

Além disso, haverá atividades recreativas com bola e jogos de tabuleiros, assinadas pela Secretaria de Esporte e Lazer, para adultos e crianças. A partir das 19h30, terá início a programação cultural, com direito a cantos e oratórias sobre a história da bandeira do Haiti.




Nenhum comentário:

Postar um comentário