quarta-feira, 27 de julho de 2016

Campanha para prevenção de hepatite C ocorre no Poupatempo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, por isso, várias unidades do Poupatempo sediam a  Semana Hepatite Zero. No ABC, a ação ocorre em Diadema e São Bernardo do Campo até sexta-feira (29), das 8h às 17h. A campanha é organizada pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club. 

Teste rápido para detecção do vírus é realizado gratuitamente | Foto: Divulgação 
Na ocasião, profissionais da área da saúde estão à disposição nos postos participantes para esclarecer dúvidas da população sobre os principais sintomas da hepatite C, suas causas, formas de prevenção e tratamentos. Além da orientação, ainda é possível realizar o exame rápido de detecção do vírus gratuitamente. Caso a doença seja diagnosticada, o cidadão será encaminhado para tratamento em uma unidade de saúde especializada. 

Pessoas entre 30 e 60 anos de idade que têm tatuagens, compartilham ou utilizam materiais perfurocortantes sem a devida esterilização estão entre os grupos de risco da doença. O teste é dispensado para aqueles que já realizam tratamento contra hepatite C, são doadores de sangue ou mulheres que fizeram pré-natal recentemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário