segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Alckmin entrega modernização da central do programa Recomeço

Da Redação

O governador Geraldo Alckmin entregou hoje (15), na capital paulista, as obras de modernização e ampliação do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), base do programa estadual Recomeço, de combate à dependência química. 

“Hoje, estamos renovando o convênio de um trabalho que une o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e o Governo do Estado. Além de renovar essa parceria objetivando o tratamento dos pacientes, estamos ampliando os trabalhos”, comenta Alckmin. “Passamos de 25 para 37 leitos, de dois para sete consultórios, dobramos o atendimento social, ampliamos o atendimento odontológico”, explica. 

Governador entregou a reforma e ampliação do local hoje (15) | Foto: Eduardo Saraiva
Situado na região da Nova Luz, a unidade é voltada para a prevenção e tratamento dos transtornos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas, dispondo inclusive de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD), para atendimento aos usuários dependentes e suas famílias. Também é responsável pela organização, capacitação e manutenção das Redes de Tratamento do Tabagismo e Rede Recomeço no Estado de São Paulo. As obras contemplaram reformas e modernização do térreo e 1° andar do edifício. 

O setor de observação foi ampliado de 25 para 37 leitos, e adaptado para atender às diferentes necessidades dos pacientes, recebendo uma área de isolamento, com três leitos, além de dois consultórios e uma sala exclusiva para atendimento médico de emergência. 

Com investimento total de R$ 736,1 mil em obras, mobiliário e equipamentos, as reformas atingiram também as instalações do Caps AD local. O número de consultórios médicos, por exemplo, passou de dois para sete. Além disso, o setor de odontologia do centro de referência foi totalmente reestruturado, com melhorias em consultórios e sala de próteses. 

Unidade central do programa fica no Bom Retiro | Foto: Eduardo Saraiva
Além de promover atendimento contra a dependência química, a unidade também realiza a capacitação de profissionais de saúde para a implantação de Caps AD em municípios, sendo referência em orientações à população sobre os riscos do consumo de derivados do tabaco, álcool e demais drogas. 

O Cratod, até o momento, realizou 30.307 acolhimentos e fez 14.071 encaminhamentos de pacientes para internação, das quais 12.026 (85,5%) ocorreram de forma voluntária, isto é, com o consentimento do dependente. O Cratod está localizado na Rua Prates, 165, no Bom Retiro. O telefone de atendimento é o 3329-4455.



Nenhum comentário:

Postar um comentário