sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Cafu conversará com jovens de São Bernardo sobre consumo de bebidas alcoólicas

Da Redação 

O Projeto Cidade Responsável São Bernardo do Campo receberá o pentacampeão de futebol Cafu na próxima quarta (24), às 14h, na Fundação Criança. Na ocasião, Cafu falará com os jovens da instituição sobre sua trajetória no futebol e sobre a importância da proibição do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Depois da palestra, haverá um bate-bola entre o atleta e os jovens da Fundação.

Essa é uma das atividades do Projeto Cidade Responsável, realizada pela CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) apoiada pela prefeitura de São Bernardo do Campo. O diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni, ressalta a intenção da prevenção do consumo de álcool por menores de idade. “O objetivo da atividade é trazer uma celebridade reconhecida para sensibilizar os adolescentes sobre a importância da prevenção do consumo de álcool por menores de 18 anos”.

Ex-jogador Cafu visita a Fundação Criança na próxima quarta-feira (24) | Foto: Reprodução 
Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, é considerado um dos maiores laterais direitos da história do futebol. Em 2004, ele foi apontado em uma lista feita por Pelé como um dos 125 maiores jogadores de futebol vivos. Ele é o atleta masculino recordista de jogos pela Seleção Brasileira, com 149 partidas. Fez parte das equipes vencedoras das Copas do Mundo de 1994 e 2002, além das copas de 1998 e 2006. 

Atualmente, o atleta é o responsável pela Fundação Cafu, uma entidade sem fins lucrativos, geradora de oportunidades de desenvolvimento que atua no combate à desigualdade social. Propõe um atendimento sócio educativo para cerca de 630 crianças e jovens de baixa renda com idades entre 4 a 17 anos e 11 meses e 279 pessoas acima de 18 anos, com cursos profissionalizantes.

Projeto Cidade Responsável São Bernardo do Campo

O projeto Cidade Responsável vem sendo colocado em prática em São Bernardo desde o início de 2015. Para alcançar o público-alvo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo - possui ações em seis pilares: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.

O projeto foi lançado em novembro de 2014  no município do Grande ABC, e desde então o Projeto Cidade Responsável tem interagido com jovens entre 13 a 17 anos levando a mensagem da importância do não consumo de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos, considerado prejudicial à formação do adolescente. Outros pontos discutidos referem-se à importância do consumo moderado por adultos e ao diálogo constante entre pais e filhos sobre o tema.

Atualmente o Projeto Cidade Responsável passa por uma segunda fase de implementação em São Bernardo, dessa vez integrado ao “Programa Latino-americano de Prevenção à Violência e Redução da Criminalidade” da Organização de Estados Americanos (OEA). 

 Fundação Criança

Instituída em novembro de 1998 e atendendo à normativa da Lei 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente, a Fundação Criança de São Bernardo do Campo é uma fundação pública municipal com missão, diretrizes e objetivos focados na defesa de crianças, adolescentes e jovens. A Fundação Criança possui uma diversidade de projetos como o “Lanche Escola”, “Contando História” e “Programa Reencontro”, e tem capacidade para atender 400 crianças num espaço de 36 mil metros quadrados, com parque infantil, quadras poliesportivas e espaços culturais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário