terça-feira, 23 de agosto de 2016

Contra a Dengue, Metra distribuirá sementes de planta

Por Adamo Bazani

O total de casos de Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, ainda é muito grande e preocupa.

De acordo com o mais recente balanço do Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2016, foram mais de 830 mil casos prováveis de dengue, 161 mil de Zika e 39 mil de Chikungunya.


Além de os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito, como eliminar focos com água parada, uma das armas de combate à Dengue, Chikungunya e Zika vem da própria natureza. E os passageiros e moradores próximos dos terminais de ônibus e trólebus operados pela Metra no ABC Paulista e Capital poderão contar com esta “arma natural” contra o Aedes aegypti.

Na manhã deste domingo, 28 de agosto, na edição de 2016, do “Dia de Fazer a Diferença”, a Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, vai distribuir milhares de sementes da planta Crotalária.

As flores amarelas da Crotalária atraem um tipo de libélula que se alimenta do mosquito Aedes Aegypti.

A distribuição neste domingo ocorre nos terminais Diadema, São Bernardo do Campo (Paço Municipal) e Santo André Oeste. Em São Bernardo, a comunidade do entorno do terminal também vai receber as sementes. Os demais terminais operados pela Metra, inclusive no Jabaquara, na zona Sul da Capital Paulista, e em São Mateus, zona Leste, também receberão as sementes ao longo da semana.

A Metra também vai distribuir gratuitamente aos passageiros 500 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica.

Neste ano, o tema do “Dia de Fazer a Diferença” na Metra é “Plantando para as presentes e futuras gerações. Transporte limpo e qualidade de vida!”

Além de incentivar o combate à Dengue, Chikungunya e Zika, a ação visa estimular o hábito da população de plantar árvores e vegetações em geral, melhorando assim o meio ambiente e a qualidade de vida.

O “Dia de Fazer a Diferença” ocorre todos os anos de forma simultânea em diversas cidades do mundo, onde milhares de pessoas se unem por meio de trabalhos voluntários e realizam atividades comunitárias e ações sociais e ambientais para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.

A Metra participa do “Dia de Fazer a Diferença” desde 2008. Entre as ações ambientais e sociais, estão o plantio de mais de 10 mil árvores no Corredor Verde (ao longo do trajeto dos ônibus e trólebus), incentivo à reciclagem de resíduos e doação de alimentos para instituições sociais, sempre contando com a participação e o trabalho de centenas de voluntários.

O objetivo não é desenvolver ações por um dia, mas criar uma cultura de solidariedade e respeito ao próximo e ao meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário