segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Secretaria da Cultura promove oficina sobre elaboração de projetos voltados para indígenas

Da Redação 

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com o apoio da ONG Opção Brasil, de São Caetano do Sul, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Coordenação de Políticas para a População (CPPNI), promove amanhã (23) uma oficina cultural sobre o edital do ProAC (Programa de Ação Cultural), mantido pelo Governo do Estado, voltado à Proteção e Promoção das Culturas Indígenas, na cidade de São Paulo. O evento ocorrerá às 10h, no auditório da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, localizado na Rua Antonio de Godói, 122, Centro.

O encontro esclarecerá as principais dúvidas dos indígenas não aldeados, que vivem na capital e na Grande São Paulo, sobre o conteúdo desse concurso. O intuito é orientá-los sobre os procedimentos para elaboração de seus projetos e envio à Secretaria. Este edital, disponível no portal da Secretaria da Cultura, selecionará quatro projetos que fortaleçam a imagem, a história e a tradição da população indígena no estado, com prêmio de R$ 20 mil. As inscrições vão até 2 de setembro. 

O edital de Promoção e Proteção às Culturas Indígenas do ProAC já contemplou 116 projetos, desde sua criação em 2006.  “A Secretaria de Cultura, por meio do ProAC, reafirma a sua política voltada para a diversidade cultural quando ressalta a  importância de ações voltadas para a proteção e a promoção das culturas indígenas, garantindo assim  os direitos culturais dos povos indígenas”, ressalta Aldo Valentim, coordenador da Unidade de Fomento e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.   

Em julho, a Secretaria promoveu uma série de oficinas culturais no litoral norte e sul, Vale do Ribeira e Oeste Paulista, onde há maior concentração de aldeias indígenas no estado.  Os povos beneficiados foram o Guarani Mbya, Tupi-Guarani, Kaingang, Krenak, Terena e Krukutu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário