quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Trabalhadores da Mercedez-Benz paralisam atividades em protesto contra demissões

Da Redação

Os trabalhadores da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo decidiram hoje (4) paralisar as atividades da fábrica durante um dia por causa do anúncio – realizado na última terça-feira (2) – das demissões de 1.870 metalúrgicos, a partir de setembro. Serão demitidos os trabalhadores considerados excedentes e que não aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) aberto em 1º de junho pela companhia.

Foto: Reprodução 
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira, a Mercedes-Benz foi procurada para evitar a medida. “Procuramos a empresa logo após tomarmos conhecimento do comunicado e tentamos apresentar medidas alternativas, mas a empresa se mostrou irredutível. Sabemos que há queda na produção, mas acreditamos que existam outras formas de atravessar este período, como a renovação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego), layoff (suspensão de contratos) ou outros instrumentos que preservem empregos”, afirma. 

O sindicato também cita como alternativa para as demissões a utilização de alguns elementos similares aos do acordo aprovado nesta semana na Volkswagen para evitar a demissão de 3,6 mil metalúrgicos da fábrica Anchieta da montadora alemã. O acordo com a Volks prevê, além de layoff por até cinco meses, PDV e congelamento de salários pelos próximos anos, apenas com reposição da inflação no período.

Em nota, a Mercedez-Bens disse que continua em negociação com o sindicato para discutir as demissões, mas argumenta que o mercado de veículos tem sofrido os efeitos da crise política e  econômica do País e que o desempenho do setor tem caído desde 2014. 

Segundo a montadora, há cerca de 1,4 mil colaboradores em licença remunerada, desde fevereiro deste ano. Ainda assim, a fábrica opera com um dia a menos na semana, com a concessão de folga remunerada para os demais funcionários das áreas produtivas. “Nesse momento, diante de um cenário que tem se agravado, cada vez mais, não temos outra alternativa a não ser a redução do quadro de pessoal dessa fábrica”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário