quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Escolas estaduais do ABCD levam 8,3 mil alunos à 2ª fase da Olimpíada de Matemática


A contagem regressiva para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP já começou. No próximo sábado, dia 10, mais de 110 mil alunos matriculados em escolas da rede estadual de São Paulo, sendo 8,3 mil do ABCD, participam da competição. Desta vez, serão seis questões discursivas divididas por níveis de acordo com a série (Nível 1 - 6º e 7º anos Fundamental; Nível 2 - 8º e 9º anos Fundamental; e Nível 3 - Ensino Médio).



Para driblar as últimas dúvidas e o nervosismo, os clubes de Matemática intensificaram os estudos. Criados pelos próprios estudantes, os grupos são espaços para a resolução de desafios, testes de cálculo mental, leitura de artigos e gincanas. Nesta etapa final, eles aproveitam as reuniões para refazer as questões que caíram nas provas anteriores. Na edição do ano passado, mais de 700 alunos da rede estadual foram medalhistas.

Além dos clubinhos, as escolas também estão investindo em novas estratégias para o ensino de Matemática. Uma delas é a articulação com outras áreas. Na Escola Estadual José Maria Reys, por exemplo, as aulas de Educação Física incluíram métricas e gráficos no salto em distância do 5º ano. Assim, a cada tentativa, eles demarcam a distância que pularam e depois fazem o cálculo mental. Em sala, a missão é transformar o desempenho do grupo em gráficos e tabela.

Neste ano, serão entregues às escolas 105 Kits esportivos, 405 Kits de materiais didáticos e 15 troféus. Já os professores receberão um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM). Os vencedores serão conhecidos em novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário