quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Semasa faz intervenção e água chega mais rápido no 2º Subdistrito

Da Redação

Uma intervenção do Semasa no reservatório Erasmo ajudou a melhorar o abastecimento em diversos bairros do 2º Subdistrito, entre eles Jardim Ana Maria, Parque Erasmo Assunção, Parque Capuava e Parque Novo Oratório. A ação consistiu na mudança do ponto de entrada de água de um dos reservatórios do setor Erasmo, que foi alterado para a parte inferior do equipamento. Com o ajuste, o reservatório carrega mais rapidamente, agilizando a oferta de água para todo o setor, onde vivem cerca de 100 mil moradores.

A mudança foi realizada na segunda quinzena de agosto. Antes, o reservatório Erasmo recebia água pela sua face superior e, por isso, quando a vazão enviada pela Sabesp chegava ao local, a pressão para abastecê-lo precisava ser de 5mca (metros por coluna d’água). Nos dias em que a entrega de água pela Sabesp era menor e o reservatório precisava ser fechado por falta do recurso, a sua recuperação era muito mais lenta, agravando o problema de interrupção no abastecimento para a população da região. 

Agora, o reservatório é abastecido com apenas 1mca, ou seja, com uma pressão cinco vezes menor, o que agiliza a sua recuperação quando a vazão de água para Santo André está adequada.

Maior vazão 

A eficiência da intervenção, somada a maior entrega de água pela Sabesp desde o início de setembro, se reflete na queda drástica no número de reclamações feitas ao Semasa. Em agosto, a Central de Atendimento 115 registrou 534 reclamações de falta d’água para o setor Erasmo, contra somente 3 em setembro.

O reservatório, que é de concreto, tem capacidade para 5.000 m³, dividido em duas células de 2.500 m³ cada. O setor conta ainda com um segundo reservatório, de metal, com capacidade para 6.000 m³, que funciona integrado ao de concreto e que, consequentemente, também se beneficiou com a intervenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário