sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Fomento ao colegiado escolar será solicitado em documento

Por Vivian Silva

O prefeito eleito de Santo André, Paulo Serra, deve receber no início do mandato, em 2017, um documento, no qual representantes da EMEIEF Prof. José do Prado Silveira, que fica no bairro Sacadura Cabral, solicitam apoio ao colegiado escolar. A iniciativa é fruto de um trabalho de mestrado da professora Mônica Roberta Devai Dias, 36 anos, que lecionou no local de 2013 a 2014.

Estudantes durante evento na última sexta-feira (18) | Foto: Divulgação 
A docente explica que a ideia é reforçar a importância do diálogo entre o Executivo e a comunidade escolar. “A sugestão foi fazer um termo de compromisso. As crianças, pais e professores estão participando deste documento e, assim, que ele (Paulo Serra) assumir nós vamos apresentar este termo de compromisso de apoio aos colegiados escolares”, explica.  

Mônica ressalta também a interação entre a comunidade e o conselho da escola, que juntos buscam reivindicar melhorias para o local. Ela cita como exemplo desta união a própria escola, que estava abandonada há cerca de dez anos e se tornou uma opção, na época, para a construção da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa). Porém, esta proposta foi revertida e a escola que era estadual passou a integrar a rede municipal de ensino. 

Elaboração do documento 
Na última sexta-feira (18), a EMEIEF Prof. José do Prado Silveira – que atende crianças de três a dez anos – contou com a presença da ginasta andreense Marcela Chacon Guadagni da Silva, que participou da abertura das Olimpíadas. Na ocasião, houve uma peça de teatro, que contou com a colaboração da ginasta, e serviu para Mônica obter informações para elaborar o documento. 

“Nós fizemos um teatro interativo, uma peça de conscientização e uma reflexão sobre o aparelho público escola. Aí eles (estudantes) contribuíram, eu fiz a coleta desses dados e agora eu vou fazer esta esquematização (para concluir o documento que será apresentado ao prefeito eleito)”, comenta a docente. 

Mônica realiza o mestrado de Gestão e Práticas Educacionais na Universidade Nove de Julho (Uni9), campus Água Branca, em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário