sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Frei Betto participa de evento em Santo André

Da Redação 

O escritor Frei Betto estará em Santo André na próxima quarta-feira (30) para participar do evento “Sempre um papo”, no Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar) . Na ocasião, os fãs poderão conversar com o frade sobre literatura e sua atuação na luta pelos direitos humanos. O evento, marcado para as 20h, é gratuito (necessário retirar ingressos na bilheteria do local, a partir das 19h). 

Escritor participará de evento no Sesc Santo André, na quarta-feira (30) | Foto: Reprodução
Com mais de 50 títulos publicados, o Frei já ganhou os prêmios Jabuti (1982); da Associação Paulista de Críticos de Arte (1998) – “Melhor Obra Infanto-juvenil” com o livro “A Noite em que Jesus Nasceu”, editado pela Vozes; e o Prêmio Alba de Literatura (2009). Ao longo de sua trajetória, Betto também recebeu vários prêmios por sua atuação na defesa dos direitos humanos, com destaque para o Prêmio Internacional UNESCO José Martí, para o qual foi indicado por unanimidade em 2012.

Biografia sobre o Frei

Antes de participar do “Sempre um papo”, o escritor participa de dois eventos (no Rio de Janeiro, dia 28,  e dia 29 em São Paulo) que marcam o lançamento de sua biografia, produzida pelo historiador Américo Freire e pela jornalista Evanize Sydow. 

Os autores revelam detalhes da vida e da obra de Frei Betto, passando por momentos-chave como a descoberta de sua vocação, a militância na educação e na Igreja e o engajamento na luta contra a ditadura no Brasil instaurada pelos militares em 1964. Sua resistência lhe rendeu uma prisão, mas também um dos seus principais livros: “Batismo de sangue”, em que conta a participação dos frades dominicanos do Convento das Perdizes na Aliança Libertadora Nacional e na captura e morte de seu principal líder, Carlos Marighela.

Biografia sobre o Frei será lançada na próxima segunda-feira (28) | Foto: Divulgação 

O livro traz a sua participação na Teologia da Libertação, corrente mais progressista da Igreja Católica, e sua atuação nas greves do ABC, onde estreitou a amizade com Lula, na criação do Partido dos Trabalhadores e nas campanhas petistas à Presidência da República. Revela também seus hábitos simples, sua carreira literária e a sedução que exerce sobre as mulheres. Para Frei Betto, que, segundo a obra, já experimentou o Santo Daime e se consultou com cartomantes, o celibato proporciona a liberdade de poder ter várias amigas, sem o compromisso de um casamento. 

Também foi a religião que o aproximou definitivamente de Fidel Castro, que escreveu o prefácio da biografia. O brasileiro é autor de um dos maiores best-sellers da história editorial cubana, “Fidel e a religião: conversas com Frei Betto”, no qual o ex-presidente de Cuba afirma, para surpresa dos compatriotas, a necessidade de união entre cristãos e comunistas. Frei Betto acompanhou a visita de dois Papas católicos a Cuba e é uma espécie de consultor e traço de união da Ilha com Roma. 

Com depoimentos de escritores, como Luiz Ruffato e Raduan Nassar, e personalidades como o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel e o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, “Frei Betto – Biografia” revela o significado histórico da vida e do trabalho do Frei, que fez da religião, da política, da literatura e da militância instrumentos para a criação de uma sociedade democrática e plural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário