quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Nova presidência da FUABC será empossada na próxima quinta-feira

Da Redação

Órgão máximo de deliberação da Fundação do ABC, o Conselho de Curadores definiu na manhã de hoje (26) a nova Presidência da entidade para o mandato 2017. A médica proctologista e gastroenterologista, Maria Bernadette Zambotto Vianna, e o médico e artista plástico, Wagner Shiguenobu Kuroiwa, foram eleitos por unanimidade para os cargos de presidente e vice, respectivamente. As indicações são do prefeito de Santo André, Paulo Serra, que junto com os também prefeitos Orlando Morando, de São Bernardo do Campo, e José Auricchio Jr., de São Caetano do Sul, confirmou presença na cerimônia de posse em 2 de fevereiro, às 19h, no campus universitário da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

Maria Bernadette Zambotto Vianna foi eleita presidente | Foto: Divulgação 
Formada pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), Maria Bernadette Zambotto Vianna é médica proctologista, gastroenterologista, colonoscopista, cirurgiã geral e do trauma, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e pós-graduação em Gestão Hospitalar. No âmbito administrativo, foi diretora geral do Hospital Municipal de Paulínia (SP), coordenadora médica e médica intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bernardo do Campo, respondeu pela criação, implantação e coordenação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Municipal de Santo André, entre outras atribuições.

Na vice-presidência, Wagner Shiguenobu Kuroiwa comandará os rumos da entidade | Foto: Divulgação

Já Wagner Kuroiwa é médico formado pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com especialização em Saúde Pública e em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo. Como artista plástico, acumula considerável produção e prêmios, como no Salão Bunkyo de Artes Plásticas, em 1997 e 1998, e menção honrosa do Open Studio da União Cultural Brasil Estados Unidos, em 1999. 

Entre as principais atribuições no campo da gestão, já atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, diretor do Grupo de Vigilância Sanitária Regional do Grande ABC da Secretaria de Estado da Saúde e diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Na Prefeitura de São Bernardo do Campo, foi diretor do Departamento de Vigilância à Saúde entre 2001 e 2008 e, atualmente, assumiu a Diretoria do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias.

Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul – se revezam na administração da entidade a cada dois anos. Dra. Maria Bernadette Vianna foi indicada por Santo André e substitui a assistente social de formação, sanitarista e especialista em gestão pública, Maria Aparecida Batistel Damaia. Wagner Kuroiwa assume o lugar do engenheiro Mauricio Mindrisz.

Quase 50 anos dedicados à Saúde

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC foi criada em 1967, instituída como fundação sem fins lucrativos pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal, estadual e na cidade-sede de Santo André. Com o passar dos anos, a FUABC se tornou parceira estratégica de prefeituras e do Governo do Estado na gestão e assistência em saúde. Hoje administra 18 hospitais, a Faculdade de Medicina do ABC e a Central de Convênios, que cuida de mais de 40 planos de trabalho específicos.

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde, a FUABC conta com 23 mil funcionários diretos atuando no ABC Paulista, Mauá, Franco da Rocha, Caieiras, Guarulhos, Francisco Morato, Osasco, São Paulo, Mogi das Cruzes, Praia Grande, Santos e Guarujá. Presta atendimento à população a partir de convênios e contratos de gestão com o Governo do Estado e prefeituras.

Primeira unidade mantida da Fundação do ABC, a Faculdade de Medicina do ABC foi fundada em 1969 e hoje está entre as melhores instituições de ensino do País, e conta com nove cursos de graduação: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário