sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Com nova sede, ISAB amplia leque de cursos e segue com ações sociais

Por Vitor Lima

Desde novembro passado, o Instituto Social Afro Brasileiro (ISAB) atende em nova sede, no Parque Capuava (Rua Manágua, 414). Criado em abril de 2000, o ISAB foi fundado com intuito de combater a desigualdade racial nas empresas, pois as estatísticas apontavam que os trabalhadores negros recebiam remuneração bem menor que os empregados brancos. 

Com o passar dos anos, este índice acumula quedas, mas a diferença de salários entre brancos e negros ainda é discrepante: de acordo com os últimos dados referentes ao assunto divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro de 2015, trabalhadores negros ganhavam, em média, 59,2% do rendimento de assalariados brancos.

Instituto, que foi criado para combater a desigualdade racial, atende no Parque Capuava | Foto: Divulgação 

Diante deste panorama, uma das principais frentes de trabalho do instituto é facilitar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social a ações que auxiliem na formação profissional e pessoal. A entidade oferece diversos cursos profissionalizantes a preços populares e desenvolve ações culturais e esportivas, como revela o presidente José Gomes Pereira. “Nosso objetivo é promover a ascensão do indivíduo a patamares não imaginados ou pretendidos pelos mesmos”.

Para viabilizar esses planos, a mudança de sede foi necessária. O novo local, mais amplo, permite a inclusão de novos cursos, algo que não era possível na antiga sede. As opções de cursos são variadas: Inglês, Informática básica, Excel avançado, Contabilidade, Eletrônica, Elétrica, Manutenção de computadores, Cabeleireiro, Manicure/pedicure, entre vários outros. “Nossos valores estão muito abaixo do mercado. Temos cursos que custam 15% do valor do mercado”, afirma.

Ações sociais e culturais

Além dos cursos profissionalizantes, o instituto promove ações sociais voltadas à comunidade. Mensalmente, a instituição organiza, com o apoio da Ótica Indaía, um mutirão gratuito para exames de vista – e quando detectado algum tipo de anomalia, os pacientes têm acesso a descontos na compra de óculos. O mutirão de fevereiro ocorrerá amanhã (11). 

Também faz parte do calendário permanente de ações do ISAB a distribuição mensal de cestas básicas e o “Natal Solidário”, movimento que, em parceria com a Escola de Samba Seci, doa brinquedos, roupas e calçados para 320 crianças carentes no fim do ano. 

O instituto sedia também eventos culturais e esportivos para auxiliar na formação dos jovens da região. Exemplo disso foi a o workshop sobre capoeira organizado em parceria com a União ABC de Capoeira, no último dia 21. 

Associados 

Para contribuir com os projetos do local, a entidade conta com o apoio dos associados.  “O ISAB é uma Ong aberta à comunidade e os associados têm acessos a diversos benefícios”, conta Pereira. O presidente revela que os sócios têm direito a descontos nas faculdades Anhanguera e UNIESP, em clínicas e laboratórios. A entidade também fornece cadeira de rodas, muletas, cama hospitalar e andadores para eventuais emergências que envolvam os associados, além de fornecer acesso à biblioteca e internet. 

Mais informações sobre o Instituto Social Afro Brasileiro podem ser obtidas pelo número 2896-3936 ou pela fanpage da entidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário