sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Mesmo sem verbas da Prefeitura, escolas e blocos prometem folia em Santo André

Por Vitor Lima

No último dia 10 de janeiro, o prefeito Paulo Serra anunciou, em reunião com representantes da União das Escolas de Samba de Santo André (UESA), que o desfile carnavalesco deste ano estava cancelado no município. A decisão foi tomada sob a justificativa de organizar as finanças da cidade. Mas se engana quem pensa que o anúncio desanimou a comunidade carnavalesca de Santo André. 

Mesmo sem receber os subsídios do Executivo, diversas escolas de samba anunciaram eventos voltados às comunidades. É o caso da atual campeã do Carnaval de Santo André, a Tradição de Ouro, de Santa Terezinha, que prepara uma grande festa para o dia 26, denominada “Tradifolia”. 

Tradição de Ouro receberá diversos grupos musicais no dia 26 | Foto: Vitor Lima

Na ocasião, diversos grupos musicais, inclusive a bateria da escola, se apresentarão na quadra da entidade (Praça João Rosa, 80) a partir das 16h e o destaque será a presença do grupo Sampa Crew, conforme conta o diretor de Harmonia da escola, Rodrigo Siqueira. “Nossa comunidade jamais ficará na mão. Continuamos com nossos ensaios normalmente, festas em coirmãs e apresentações. No dia em que iríamos desfilar realizaremos este evento, totalmente gratuito e aberto a toda a população”, afirma. 

Contudo, Siqueira não esconde a frustração com o cancelamento do desfile que era muito esperado pela escola. “Ficamos tristes, porque neste ano completamos 20 anos de escola e o objetivo do enredo era justamente homenagear esta data especial”. O diretor revela que a escola já estava com os preparativos adiantados para o desfile, com samba pronto, alegorias compradas e produção de fantasias a todo vapor. Mesmo assim, Siqueira garante que o investimento não será perdido: “No Carnaval tudo se dá um jeito e com criatividade reaproveitaremos tudo”.

Outra opção para os foliões andreenses é o desfile dos blocos carnavalescos. Um dos mais tradicionais da cidade, o bloco dos Embaixadores da Maloca do Barbosa está confirmado para sair pelas ruas do Centro da cidade, no próximo dia 18 (a concentração começa, às 12h, na Rua Gertrúdes de Lima, esquina com a Rua Coronel Abílio Soares). 

Bloco Embaixadores da Maloca do Barbosa desfilará pelo Centro da cidade no dia 18 | Foto: Miguel Denser
Criado em 2013 por um grupo de amigos que buscavam homenagear o sambista Adoniran Barbosa e reviver as marchinhas de Carnaval, o grupo passou a desfilar em 2014. Sem receber nenhum recurso da Prefeitura, o bloco se mantém com a venda de camisetas e canecas personalizadas durante o ano para cobrir os custos do evento. Portanto, os Embaixadores da Maloca do Barbosa não foram atingidos pela decisão do prefeito Serra. 

Mesmo assim, o presidente do grupo, Davidson Ribeiro, lamenta a decisão do Executivo. “A verba que é destinada às escolas de samba gera empregos. Na minha visão o corte do Carnaval interferiu nos rendimentos de trabalhadores e comerciantes, além de frustrar milhares de pessoas que iriam assistir um evento de alta qualidade cultural”, opina. 

O presidente conta que muitos membros de escolas da cidade aderiram ao bloco, após o cancelamento do desfile oficial. “Nesse momento os blocos de rua ganham força, mas estaremos sempre solidários junto às escolas de samba torcendo para que no próximo Carnaval eles estejam embelezando a avenida”. No ano passado, o grupo reuniu cerca de 500 foliões e, para este ano, a previsão é de que 700 pessoas participem da folia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário