terça-feira, 7 de março de 2017

Pessoas com problemas nos rins têm atendimento gratuito

Da redação

Nesta quinta-feira (09), no Dia Mundial do Rim, a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) - com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia - promove campanha para prevenir problemas renais.  Na ocasião, das 9h às 16h, haverá atendimentos gratuitos e orientações no ambulatório da disciplina de Nefrologia da FMABC, localizado em frente ao Hospital Anchieta, em São Bernardo do Campo (Rua Silva Jardim, 501).

Entre as atividades disponíveis estarão testes de glicemia capilar (diabetes), verificação de pressão arterial e exames de fitas de urina para detecção de sangue e albumina (proteína), fatores que podem indicar problemas renais. Também haverá orientação com equipe multiprofissional e questionários sobre doenças prévias e hábitos de vida, além da distribuição de material informativo sobre as funções dos rins, principais situações de agressão renal e sobre como prevenir lesões.

O Dia do Rim é comemorado em todo o mundo com objetivo de reforçar o papel fundamental dos rins na manutenção do equilíbrio do organismo, ao filtrar o sangue e remover impurezas. Para 2017, o tema escolhido é “Doença renal e obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis” – com foco no alerta à população sobre os perigos relacionados à obesidade.

No ABC, a campanha de prevenção de doença renal organizada pela disciplina de Nefrologia terá participação de alunos, médicos residentes e docentes da Faculdade de Medicina do ABC, que contarão com apoio de equipes multiprofissionais.

Doença renal
A doença renal é uma enfermidade complexa e fatal. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal e, anualmente, milhões de pessoas morrem devido a complicações decorrentes da Doença Renal Crônica (DRC).

Entre as principais causas para a perda da função dos rins estão hipertensão arterial, diabetes e glomerulonefrites. De acordo com o professor de Nefrologia da FMABC e coordenador da campanha de prevenção, Daniel Rinaldi dos Santos, a doença renal é silenciosa, então, é importante manter bons hábitos e os exames em dia.  “É importante ressaltar que o problema pode ser facilmente diagnosticado por meio de exames de urina e da dosagem de creatinina no sangue. O tratamento adequado retarda a progressão da doença, reduz as mortes e os custos terapêuticos”, alerta.

“Regras de ouro”
A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda que a população siga as “8 regras de ouro” para a prevenção da doença renal crônica:

1 - Mantenha-se em forma e pratique atividade física regularmente.
2 - Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.
3 - Monitore sua pressão arterial.
4 - Mantenha sua alimentação saudável e evite o sobrepeso.
5 - Mantenha-se hidratado, tomando líquidos não alcoólicos.
6 - Não fume.
7 - Não tome remédios sem orientação médica.
8 - Consulte um médico regularmente para verificar a situação dos seus rins.



Nenhum comentário:

Postar um comentário