segunda-feira, 3 de abril de 2017

Diversas áreas são contempladas no aniversário de Santo André

Por Vitor Lima

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, divulgou na última sexta-feira (31) a programação de eventos que marcarão o aniversário de 464 anos da cidade, que será comemorado no próximo sábado (8). Ao todo, serão 160 atividades que englobarão diversas áreas e envolverão 320 artistas e profissionais locais.

Entre as ações voltadas à cultura e ao lazer, destacam-se o Festival de Cambuci (que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de abril em Paranapiacaba) e as atividades que ocorrerão no domingo (9), simultaneamente, em quatro equipamentos públicos da cidade (Parque Celso Daniel, Parque Pignatari, Parque Regional da Criança e no CEU das Artes, no Jardim Marek).  

Prefeito divulgou uma série de ações que ocorrerão no mês de aniversário da cidade | Foto: Divulgação/PMSA

Contudo, ao contrário de outros aniversários da cidade, neste ano a Prefeitura não organizará nenhum show com artistas famosos no cenário nacional. O prefeito explicou que o objetivo é "priorizar os talentos locais". Ao todo, o Executivo investirá R$ 230 mil nas ações, valor considerado baixo por Serra. 

Ciclofaixa retorna com circuito menor 

Outra medida voltada ao lazer e anunciada pelo prefeito, é o retorno da ciclofaixa de lazer, que voltará a funcionar em 23 de abril. A atividade estava suspensa, desde o fim de janeiro, para que o Executivo reavaliasse o serviço. Na época do anúncio da suspensão, o prefeito revelou planos de firmar parcerias com a iniciativa privada para aumentar o percurso do serviço – cogitou-se até que o 2° Subdistrito poderia ser contemplado com as mudanças – e diminuir o custo operacional da atividade. 

Contudo, os planos de Serra não se concretizaram e o novo percurso da ciclofaixa de lazer é menor do que o anterior. A atividade ocorrerá apenas ao longo da parte rebaixada da Avenida Perimetral e a rota não deve somar mais do que dois quilômetros de extensão. No antigo trajeto, as ciclofaixas se estendiam por quase oito quilômetros e recebiam cerca de 4,5 mil usuários por domingo. 

Ciclofaixas estavam suspensas e retornarão com circuito menor | Foto: Arquivo

O lado positivo das mudanças foi a diminuição do custo operacional da operação, pois a partir de agora os monitores da ciclofaixa serão servidores municipais. Com isso, o contrato com a empresa que organizava a operação segue suspenso (o contrato prevê o pagamento de cerca de R$ 3,3 milhões por ano para que a empresa organizasse as vias exclusivas para as bikes). 

Domingo no Paço

Também no dia 23, a Prefeitura iniciará o projeto “Domingo no Paço”, que pretende transformar o estacionamento do Paço Municipal em um grande equipamento de lazer. O espaço receberá atividades recreativas, esportivas, atrações de música e dança e estrutura para tornar o espaço agradável aos munícipes. 
Executivo andreense quer transformar Paço Municipal em equipamento de lazer aos domingos | Foto: Arquivo 

“As pessoas precisam voltar a curtir a cidade. Não é só roçar o mato de uma praça para ela ficar bonita, mas sim para que as pessoas possam utilizá-la e aproveitar os espaços públicos. Estamos devolvendo a cidade para a população,” defende o prefeito. 

Sabina será reaberta
A Sabina Escola Parque do Conhecimento será reaberta no domingo (9). O espaço foi reformado e ganhou uma nova entrada pelo Parque Central, para facilitar a vida dos usuários e incentivar a integração entre os dois equipamentos. 

Iluminação no Brunão
Depois de muitas idas e vindas, o estádio Bruno José Daniel, conhecido como “Brunão”, poderá voltar a receber jogos noturnos. Isto porque as torres de iluminação estão em fase final de instalação. Um jogo entre equipes de várzea da cidade, no dia 19, marcará a volta da iluminação no estádio. 

Mutirão da Saúde 

No dia do aniversário andreense (8), os munícipes ganharão de presente um mutirão da Saúde, que tem como objetivo diminuir as filas para exames e consultas. A força-tarefa pretende realizar até oito mil atendimentos, em três locais: US Vila Luzita, US Utinga e Centro de Especialidades III, na Vila Vitória. As especialidades com o maior número de solicitações foram priorizadas (dermatologia, neurologia, cirurgia vascular, cardiologia e reumatologia) e as consultas estão sendo marcadas de acordo com os nomes que estão há mais tempo na fila de espera. 

No mesmo dia, a Praça do Carmo receberá uma carreta do governo do estado que realizará mamografias gratuitas. O equipamento deve ficar no local por um mês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário