sexta-feira, 28 de abril de 2017

Nota de repúdio e esperança

O conceito clássico de democracia pressupõe três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - equilibrados e exercendo mútuo controle em benefício do conjunto da sociedade. A imprensa, ou para sermos mais genéricos, os meios de comunicação, formam hoje uma parte indissolúvel do sistema democrático moderno. Não há como conceber democracia sem uma imprensa livre e vigorosa. A imprensa é um dos canais por meio dos quais a sociedade civil se manifesta, emite opiniões, troca informações, vigia, denuncia e cobra dos três poderes clássicos o perfeito funcionamento daquilo que entendemos como democracia. Estas são palavras de  Jorge Werthein, ex-representante da UNESCO no Brasil.

O desequilíbrio entre os poderes de uma república ocorre quando um deles falha, ou deixa de existir, ou quando não há imprensa livre.

O Brasil é um dos países onde a liberdade de imprensa sempre andou no fio da navalha. Apesar da Constituição garantir a livre expressão, são inúmeras as barreiras para que tal exercício seja exercido plenamente em terras tupiniquins.

Caso exemplar ocorre em nossa vizinhança no ABC, com o jornalista Daniel Lima. Uma sentença judicial monocrática tenta barrar a atividade legitima do jornalista em investigar e denunciar desmandos aos quais vem se debruçando há anos.

A imprensa brasileira, e também aqui no ABC, sofre constrangimentos de toda ordem, e com tristeza e indignação, no caso de Daniel Lima, presenciamos o Judiciário cometendo equívocos, que a nosso entender, serão corrigidos e instâncias superiores.
Repudiamos decisões que visam inibir ou cercear atividade jornalística, elemento basilar de uma real democracia.

Confiando em nosso poder Judiciário - trincheira final de eventuais descomedimentos – para as correções a serem efetuadas em relação a Daniel Lima, assim como  em todos os demais casos nos quais a liberdade de expressão esteja ameaçada.

Santo André, 28 de abril de 2017.

Carlos A.B. Balladas


Publisher do Jornal Ponto Final e da Revista Dia Melhor; presidente da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário