segunda-feira, 17 de abril de 2017

Vacinação contra a gripe começa hoje

Da redação 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, nesta segunda-feira (17), para idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores dos serviços públicos e privados de saúde de todo o estado. A imunização segue até 26 de maio.

Neste ano, “Dia D” ocorre em 13 de maio | Beto Garavello/PSA
Conforme diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o País, a campanha de vacinação contra gripe ocorrerá por etapas. A partir de 24 de abril, a imunização será para crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas e população indígena. 

Em 2 de maio, a vacinação se estende para pacientes com comorbidades e doenças crônicas e, a partir de 8 de maio, para professores da rede pública e privada de ensino. No total, a meta é imunizar cerca de 10 milhões de paulistas, o que corresponde a 80% das 12,6 milhões de pessoas que formam o público-alvo da campanha. 

Vale ressaltar que nada impede que a pessoa de um grupo que teve a etapa de vacinação iniciada, por exemplo no dia 17, tome a vacina nas semanas seguintes em que os novos grupos passaram a recebê-la. 

A diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, afirma que a vacinação é importante para evitar complicações decorrentes da gripe com, por exemplo, a pneumonia. Ela ressalta ainda que: “A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”.

O período para a realização foi escolhido por anteceder o inverno, época onde a doença tem maior incidência. Neste ano, o “Dia D” da campanha de vacinação está marcado para 13 maio. No estado de São Paulo, a população conta com mais de 4 mil postos de vacinação, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário