sexta-feira, 5 de maio de 2017

Christóvão da Gama adere ao programa Fila Zero

Por Vitor Lima

Na última quarta-feira (3), o prefeito de Santo André Paulo Serra e a diretoria do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama reuniram a imprensa para anunciar a adesão da unidade de saúde ao Programa Fila Zero. A iniciativa do governo andreense prevê que empresas compensem débitos tributários com o município via “serviços essenciais de saúde pública”, como consta no decreto publicado pelo Executivo, em 24 de abril. 

Essa foi a primeira empresa a se credenciar no programa. De acordo com o prefeito, a expectativa é de que sejam realizados 10 mil atendimentos por mês na unidade, número que pode aumentar conforme a demanda. Para atender os pacientes oriundos do setor público, o hospital reservou três consultórios e duas salas para realização de exames.

Therezinha e Benedita foram as primeiras moradoras beneficiadas com o programa | Foto: Ricardo Trida/PSA

Conforme detalhou o Diretor Técnico do Christóvão, Newton Ota Takashima, os atendimentos realizados nesses consultórios são para especialidades que não necessitem de salas especiais. “Algumas especialidades necessitam de consultórios exclusivos”, disse, ao exemplificar com o caso dos atendimentos com oftalmologistas, que necessitam de equipamentos e salas específicas. Nesses casos, os atendimentos serão realizados nos mesmos consultórios que atendem os usuários da rede particular. 

O diretor garantiu que os pacientes da rede pública receberão o mesmo padrão de atendimentos já utilizado no hospital: “Receberão o mesmo tratamento, com os mesmos equipamentos e os mesmos médicos”, garante. O hospital atende 60 especialidades e está disponível para auxiliar a Prefeitura em qualquer uma delas, das 7h às 22h.

A unidade de Saúde possui débitos de Imposto Sobre Serviços (ISS) com a cidade, referente a 2013, 2014 e 2015. O acordo firmado com a Prefeitura prevê que após o hospital realizar atendimentos que representem 25% da dívida, o restante do montante será perdoado. O credenciamento dura dois anos e pode ser renovado por igual período. 

Neste momento, existem 111 mil solicitações de exames e consultas em espera na cidade. Também com o objetivo de zerar a fila, a Prefeitura planeja realizar, no início de junho, mais um mutirão de atendimentos. O primeiro mutirão realizado por essa gestão, em 8 de abril, realizou 8 mil atendimentos e a expectativa é de que o próximo tenha o mesmo impacto. 

Therezinha Dias, de 69 anos, foi a primeira munícipe a realizar o exame dentro do programa de compensação. A aposentada precisa fazer todo ano ultrassonografia de mama para monitorar o tamanho de um cisto d’água, mas confessa que nos últimos anos estava difícil conseguir realizar o acompanhamento na rede municipal. Benedita Canhassi, de 69 anos, foi outra moradora a passar por exames na ocasião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário