quinta-feira, 25 de maio de 2017

Vacinação contra a gripe termina amanhã

Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde convoca todos os que ainda não se vacinaram contra a gripe a comparecer aos postos de vacinação amanhã (26), data de encerramento da campanha, conforme cronograma definido pelo Ministério da Saúde. 

O comparecimento é fundamental, pois, conforme balanço preliminar da Secretaria, com base nos dados informados pelos municípios paulistas, o estado de São Paulo vacinou pouco mais de 8 milhões pessoas desde o início da campanha. A meta é imunizar 10 milhões de paulistas. O principal alerta permanece para os pais ou responsáveis levarem as crianças aos postos de vacinação, pois a cobertura vacinal desse grupo atingiu apenas 46,1% até o momento. Foram imunizados 1.170.364 menores de cinco anos, no período. 

Meta de imunizar 10 milhões de paulistas ainda não foi atingida | Foto: Arquivo

O segundo grupo com menor cobertura é do gestantes, com apenas 46,4% do público imunizado, um total de 217.792 doses aplicadas. A cobertura vacinal dos demais grupos é superior a 60%, ou seja, ainda aquém da meta. As coberturas vacinais entre profissionais de saúde, puérperas e idosos foram, respectivamente, de 61,7%, 69,5% e 76%.

O objetivo da campanha é imunizar bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde que trabalham em serviços públicos e privados, professores das redes pública e privada, além dos novos grupos contemplados com a ampliação. 

Além disso, em 2017, o governo de São Paulo resolveu ampliar o público-alvo da campanha para policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública. O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria da Saúde e responsável pela produção da vacina, disponibilizou 600 mil doses extras para vacinação desses novos grupos, que atuam diretamente em contato com a população.

“Sexta é o último dia da campanha. Aumentar as coberturas vacinais é fundamental para que possamos reforçar à proteção e, por isso, solicitamos aos que ainda não se vacinaram que compareçam aos postos de vacinação”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da secretaria.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário