sexta-feira, 9 de junho de 2017

Semasa lança aplicativo para celular

Por Vitor Lima

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) lançou o hoje (9) um aplicativo para tablets e smartphones. O objetivo da ferramenta, intitulada Semasa Mobile, é facilitar a solução de problemas dos munícipes relacionados à autarquia. 

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos do sistema Android. O órgão esclarece que está trabalhando para disponibilizar a plataforma também para o sistema iOS, o que deve ocorrer em “curto prazo”.
Ferramenta já está disponível para download | Imagem: Reprodução

A ferramenta, criada pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do próprio Semasa, permite a emissão de 2ª via de contas, consulta da situação do abastecimento, dos dias da coleta de lixo, dos endereços das estações de coleta, dentre outra funcionalidades. Para usufruir do aplicativo basta instalá-lo no aparelho e preencher um simples cadastro com o número do CPF e o número da conta de saneamento. 

Durante entrevista na sede da entidade, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, comentou que a ação foi norteada pela intenção do governo de modernizar a gestão da cidade. “É o primeiro passo para a gestão que a gente quer, que é a cidade inteligente, pleo conceito de smart city”, disse. O prefeito também manifestou a intenção de ampliar a quantidade de serviços e informações disponíveis na plataforma. 

Solicitação de serviços de zeladoria urbana, como podas de árvores, tapa-buracos e limpeza, devem ser contemplados na criação de um futuro aplicativo. “Queremos dar boas ferramentas e fazer com que elas funcionem”, afirma. 

Uma possível mudança na gestão do Semasa também foi comentada pelo prefeito. Serra voltou a afirmar que mudanças estruturais no órgão só serão definidas após a elucidação da dívida da autarquia com a Sabesp (a entidade andreense tem uma dívida milionária com a Sabesp; porém, os dois lados divergem quanto ao valor e a discussão segue no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no qual a Prefeitura entrou com uma ação, ainda na antiga gestão do prefeito Carlos Grana). 

Contudo, o prefeito não esconde a intenção fazer ajustes na estrutura do órgão: “A intenção do governo é criar um modelo de gestão da água que seja viável economicamente”, defende.



Nenhum comentário:

Postar um comentário