segunda-feira, 31 de julho de 2017

Festival de Inverno de Paranapiacaba termina com recorde de público

Da Redação

A 17ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) terminou ontem (30) com recorde de público – foram 80 mil visitantes nos dois finais de semana do evento, 40 mil a mais do que o número estimado para este ano. O FIP contou com atrações de música, oficinas, artes cênicas, mostra de audiovisual, dança e circo, além de feiras de artes e antiguidades, de livros e de vinil e mostra fotográfica. Nesta edição, a organização priorizou a participação de artistas locais. 

Vila recebeu 80 mil visitantes durante os quatro dias do Festival | Foto: Alex Cavanha

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, explicou a estratégia do Festival. "Nós mudamos o conceito do evento este ano para que a própria vila fosse a atração principal. Descentralizamos as apresentações, valorizamos artistas locais e a resposta veio com a adesão recorde de público. O evento esse ano só não será melhor do que o do ano que vem", explica.

No último dia de festival, a Street Blues Band abriu as atrações musicais, percorrendo as principais ruas de Paranapiacaba. Mas não foi apenas o som que animou a tarde do público, a Cia. dos Náufragos, que possui seis anos de existência, comemorou um ano de trabalho da peça ‘A Ilha Desconhecida’, apresentando-a no palco da rua Fox. A atriz e integrante da companhia, Cristiane Taguchi, de 29 anos, elogiou o festival, do qual participa pela primeira vez. "Achávamos que o público ia se concentrar apenas no gramado, mas muita gente nos cercou para assistir. Foi uma surpresa quando nos inscrevemos, pois eu acreditava que só havia atrações musicais. Foi muito especial participar no dia do encerramento", comenta.

Evento contou com mais de cem atrações culturais | Foto: Julio Bastos

Na Biblioteca, a literatura andreense foi presenteada com o lançamento do livro de suspense ‘Mistérios da Vila', de Carol London, baseado na cultura e lendas urbanas de Paranapiacaba. A edição deste ano foi elogiada pelo operador de máquinas, Marcelo Vieira, de 29 anos, que participou pela primeira vez do festival, levado pela namorada Fernanda Ribeiro, de 30. "Com certeza já está em nossa programação voltar no próximo ano", afirma o morador de Jundiaí.

O encerramento do festival ficou a cargo da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), que se apresentou no Clube União Lyra Serrano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário