quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Banda Ludere lança disco em Santo André

Da Redação

O Ludere, quarteto criado em 2015 pelo pianista Philippe Baden Powell, filho do legendário violonista e compositor brasileiro Baden Powell (que neste mês de agosto completaria 80 anos se estivesse vivo), e pelos músicos Rubinho Antunes (trompete), Bruno Barbosa (contrabaixo) e Daniel de Paula (bateria), chega ao seu segundo disco, intitulado Retratos. O trabalho foi lançado pelo novo selo de jazz contemporâneo brasileiro Blaxtream. Para o lançamento, será realizado um show no SESC Santo André, na sexta-feira (18), às 21h. No repertório, além das oito composições do disco, o grupo fará uma homenagem ao músico Baden Powell. 

Novo trabalho do quarteto, Retratos, será apresentado ao público nesta sexta-feira (18)  | Foto: Divulgação
Nesse trabalho, o quarteto Ludere amadurece a ideia inicial do primeiro disco, com composições que trafegam pelas diferentes vertentes do jazz contemporâneo, tendo a música brasileira como pano de fundo. Os músicos se dividem na autoria das composições que fazem parte do disco. Retratos ainda conta com a participação da cantora Vanessa Moreno, do guitarrista Vinícius Gomes e de um quarteto de cordas, arranjado pelo trompetista Rubinho Antunes em três faixas do disco. Formam o repertório as músicas Magma (Bruno Barbosa), Reconciliação (Daniel de Paula), Morro (Rubinho Antunes), Origami (Philippe Baden Powell), Afro-Tamba (Philippe Baden Powell), Espaço-Tempo (Bruno Barbosa e Rubinho Antunes), Retratos (Daniel de Paula) e Indica (Bruno Barbosa e Rubinho Antunes). 

O grupo nasceu a partir da amizade musical entre Philippe Baden Powell e Rubinho Antunes, quando se conheceram em Paris, na França, em 2011. No Brasil se juntaram aos jovens músicos Bruno Barbosa, de Ribeirão Preto (SP), e Daniel de Paula, de Santo André (SP) para um projeto de alguns shows pelo país, que acabou resultando na criação do quarteto e do disco de estreia. 

Nesse momento, o Ludere está em turnê de lançamento do disco pelo Brasil, com o show que inclui composições dos dois discos do grupo e também com homenagem a Baden Powell, que completaria 80 anos no dia 6 de agosto de 2017. Sempre presente nas apresentações do Ludere, o repertório de Baden Powell ganha destaque nos shows do grupo com releituras inovadoras que ressaltam a inventividade dos temas do compositor, pioneiro no modo de trabalhar os motivos da tradição afro-brasileira dentro do samba e do jazz.  O primeiro disco Ludere pode ser ouvido nos principais canais digitais de música. Já o novo disco Retratos está disponível para audição e download no site do selo Blaxtream no link: https://www.blaxtream.com/ludere

O Sesc Santo André fica na Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Informações: 4469-1200.



Nenhum comentário:

Postar um comentário