quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Campanha em Santo André cadastra doadores de medula óssea neste sábado

Por Vivian Silva

O Centro Educacional Etip (Avenida Lino Jardim, 1.040), em Santo André, sedia campanha para cadastro de doadores voluntários de medula óssea, neste sábado (26), às 10h. A ação – promovida pela Associação da Medula Óssea (AMEO) e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – tem como objetivo cadastrar, nesta edição, pelo menos 600 pessoas.

Imagem: Divulgação
Segundo informações da instituição Graacc, a chance de encontrar um doador compatível é de um em cada 100 mil. Assim, quem precisa de um transplante de medula óssea luta contra o tempo, como é o caso do Dhavi Henrique Santiago de Aquino, 4 anos, portador de osteopetrose, doença congênita, que já causou diversos problemas ao garoto, como perda parcial da audição, dos dentes, baixa estatura para a idade, além de ossos extremamente frágeis. 

Com este panorama, a mãe de Aquino, Laura Santiago, 33 anos, busca há muito tempo mobilizar as pessoas para se cadastrarem na campanha. “Espero que, finalmente, a gente ache o doador do Dhavi”, diz Laura, sem perde a esperança, apesar de estar cansada. 

Cadastro de doadores
Para se cadastrar como doador, basta comparecer ao local – ou no hemocentro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - ter entre 18 e 54 anos e levar um documento de identidade com foto. Na ocasião, será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. 

Posteriormente, o material coletado será analisado e incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Então, haverá um cruzamento com os dados dos pacientes que necessitam de transplantes e, caso haja alguma compatibilidade, o candidato será avisado. 

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, na qual a medula é retirada do interior do osso do quadril. O procedimento dura, em média, 40 minutos.

Para mais informações clique aqui, ou ligue no  Hemocentro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no número 2176-7000 (ramal 7249).




Nenhum comentário:

Postar um comentário