segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Parque Central de Santo André receberá 600 mudas de árvores até o fim do mês

Da Redação

No último sábado (23) o Parque Central, localizado na Vila Assunção, em Santo André, recebeu 100 mudas plantadas em parceria com os 8 clubes do Rotary instalados em Santo André. Até o fim desta semana, serão plantadas mais 500 mudas de várias espécies, entre elas, Algodoeiro, Ipês branco, amarelo e rosa, Capororoca-mirim, Pitangueira e Goiabeira. As espécies foram escolhidas pensando tanto em árvores que dessem flores, como também, as que dão frutos, que servem de alimento para os pássaros, contribuindo assim, para a preservação da biodiversidade.

Serão plantadas diversas espécies | Foto: Júio Bastos

O secretário de Meio Ambiente do município, Donizeti Pereira, valoriza a ação. “Esse plantio está dentro da semana em que comemoramos o dia da árvore (21 de setembro). Essa ação abre novas portas para que o poder público possa contar e dialogar com novos parceiros. Estamos estudando implantar o programa amigos do parque e o Rotary Club poderá ser um dos apoiadores que ajudarão na manutenção e preservação desses espaços verdes”, comenta.

A maior parte das mudas de árvores veio da Escola de Educação Ambiental Parque Tangará – Parque Escola. Para realizar o plantio neste final de semana, quase 100 rotarianos compareceram ao local para ajudar na iniciativa. “Essa parceria é muito importante porque envolve os oito Rotary instalados na cidade. Nesse ano, temos como meta o programa de preservação ambiental e com isso, estipulamos o objetivo de plantar pelo menos um árvore por rotariano, o que seria um total de 250 árvores, mas conseguimos mais do que dobrar esse número”, conta o presidente do Rotary Club de Santo André, Jaime Guedes de Souza.

O Parque Central receberá também até o fim do mês mais 2,3 mil árvores, por meio de uma compensação ambiental do setor privado. A empresa será responsável não só pela aquisição das mudas, bem como, cuidará por 24 meses da manutenção do plantio, tempo estimado para que a árvore sobreviva de forma independente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário