sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Projeto do Semasa sobre eficiência energética ganha financiamento da AES Eletropaulo

Da redação

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) foi contemplado num chamamento público promovido pela AES Eletropaulo, para apresentação de projetos de eficiência energética. A proposta da autarquia andreense  tem como objetivo modernizar o sistema de bombeamento que serve a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guarará, desde a captação até a distribuição para os reservatórios. 

Com a modernização na ETA Guarará, o Semasa reduzirá os gastos com energia elétrica | Foto: Divulgação  
Para a concretização do aporte financeiro, o próximo passo será a assinatura do contrato junto à Eletropaulo para que seja iniciado o processo de licitação para realização dos serviços. A previsão é que os sistemas contemplados sejam finalizados e já estejam operando com as novas bombas até o fim do ano que vem. Todo o processo será acompanhado pela companhia de eletricidade.

O investimento, disponibilizado pela companhia energética a fundo perdido, será de R$ 2 milhões e vai contemplar a troca dos conjuntos moto-bomba e painéis de operação das estações elevatórias de água bruta do Pedroso, de água tratada dos reservatórios Vila Vitória, Progresso/Vila Suíça e da própria ETA Guarará. Estes equipamentos são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 15% da população da cidade, por meio da produção de água própria do Semasa, desde o ponto de captação até a distribuição para os reservatórios que servem o sistema.

Com a modernização dos equipamentos será possível ao Semasa reduzir sensivelmente os gastos com energia elétrica. A expectativa da autarquia é uma economia de pelo menos 24% em kWh/mês. As atuais bombas datam da década de 1960 e são equipamentos muito antigos, com baixa eficiência, gerando assim um alto consumo em energia. Após a troca, os equipamentos serão desmontados e as peças serão doadas para as cooperativas de reciclagem que atuam em parceria com o Semasa.

O chamamento da Eletropaulo ocorre anualmente e visa selecionar projetos que foquem em eficiência energética nos diversos setores. Podem participar residências, comércios, órgãos públicos, universidades, entre outros. A ação é regulamentada pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), reguladora do sistema. Neste último edital, foram escolhidos 14 projetos.






Um comentário:

  1. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir